Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Combinação de teoria e experiência prática colaboram para inclusão social de deficientes visuais

Clientes

Combinação de teoria e experiência prática colaboram para inclusão social de deficientes visuais

Oct 18, 2009

Devido à falta de preparo de profissionais e à escassez de publicações que conciliem bases teóricas e aplicação prática de metodologias eficazes, a tarefa de se realizar a inclusão social efetiva de pessoas com deficiências visuais ainda é muito complexa. Pensando nisso, Sílvia Elena Ventorini baseou-se em sua própria experiência com crianças cegas e com baixa visão para escrever o livro A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual, agora lançado pela Editora Unesp.

A pesquisadora aborda como a utilização de material cartográfico, entre croquis, plantas e, em especial, maquetes táteis ajudam no desenvolvimento da noção espacial de crianças com alguma deficiência visual. Mais do que isso, por não se pautar exclusivamente na teoria, exemplos da aplicação prática de metodologias de inclusão e seus resultados ilustram o livro, tomando emprestada a própria vivência da autora.

Combinando pesquisa teórica com aplicação prática, Ventorini é capaz de propor mais do que respostas à aproximação de pessoas com baixa visão ou cegueira dos demais indivíduos numa sociedade; ela propõe uma reflexão aos leitores acerca de como fatores sociais e culturais são importantes para o desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo de crianças com deficiências visuais.

Para isso, a autora inicia o estudo trazendo esclarecimentos científicos sobre o conceito de deficiência visual, inclusive dando orientações a pais e responsáveis pela criança com essas dificuldades. Aborda como se dá o desenvolvimento motor em cegos, intercalando teoria e exemplos práticos, e a importância da linguagem falada para esse desenvolvimento, bem como para a interação social das crianças. O livro traz em seus capítulos finais uma explanação sobre conceitos de representação espacial e linguagem gráfica tátil, mostrando sua utilização na experiência da pesquisadora junto aos alunos de uma escola especializada do município de Araras (SP).

Ventorini contribui para que educadores possam compreender e trabalhar melhor as especificidades que a criança com deficiência visual tem na apreensão do mundo sem, no entanto, recorrer à comparação entre sua forma de aprendizado e a de uma criança dotada de visão.

Sobre a autora – Sílvia Elena Ventorini é graduada em Geografia (2004), mestre em Geografia (2005) e doutoranda pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp, câmpus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Cartografia e Educação Especial (com ênfase em educação de pessoas cegas e de baixa visão).

Título: A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual
Autora: Sílvia Elena Ventorini
Número de páginas: 114
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 22
ISBN: 978-85-7139-926-6

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom