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Estudo resgata a importância do mercado interno na economia brasileira do século XIX

Oct 26, 2009

Durante o século XIX, o principal produto brasileiro de exportação foi o café. Em São Paulo, a produção era ainda mais intensa na região do Oeste Paulista, graças ao clima favorável e ao solo de terra roxa extremamente fértil. Surge então a necessidade de interligar o interior ao porto de Santos. Hilário Domingues Neto, em Navegando o Mogi-Guaçu, lançamento da Editora Unesp, apresenta de que maneira isso se deu naquela região, tendo a integração entre ferrovia e hidrovia como uma estratégia de expansão de mercado.

O autor baseia sua pesquisa em documentos inéditos, como os relatórios da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Fluviais. Também demonstra que o mercado interno apresentava volume maior de transporte que a produção para exportação. Desta forma, é possível ver que o mercado não é determinado somente pelas circunstâncias internacionais, mas também pelo próprio comércio regional.

Domingues Neto identifica os motivos que levaram a Companhia Paulista, em 1883, a optar por integrar sua via férrea à via fluvial do Mogi-Guaçu, vindo a desativá-la após duas décadas. Analisa em que condições tecnológicas esta ação integrada foi colocada em prática, passando pelo projeto, instalação e manutenção da hidrovia, até o término de suas operações, em 1903.

Com foco no tráfego de café e sal, produtos de presença marcante neste circuito mercantil, Domingues Neto busca analisar o grau de articulação que a empresa manteve entre mercado externo e interno, analisando a navegação fluvial em dois períodos, de 1883 a 1889 e de 1890 e 1903.

Com ampla iconografia, o livro reconstitui o início da implantação da infraestrutura comercial e as tecnologias empregadas para isto no Brasil, partindo do exemplo paulista. A obra acaba por colocar em xeque a interpretação de que os fatores determinantes da dinâmica interna eram dados pela demanda externa.

Sobre o autor – Hilário Domingues Neto possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Economia (História Econômica), ambos pela Unesp. Atualmente é professor do Centro Universitário Central Paulista.

Título: Navegando o Mogi-Guaçu – A agroexportação cafeeira no Oeste Paulista e a formação de um mercado interno regional (1883-1903)
Autor: Hilário Domingues Neto
Número de páginas: 188
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978-85-7139-910-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

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