Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Livro discute a resistência camponesa e sua participação na política nacional entre 1930-1960

Clientes

Livro discute a resistência camponesa e sua participação na política nacional entre 1930-1960

Oct 12, 2009

Em um país como o Brasil, que ostenta uma das maiores concentrações fundiárias do mundo, há grande carência de debates sobre o direito à terra e de concepções de justiça que questionem a ótica sedimentada pela historiografia tradicional, onde os camponeses são mais conhecidos pelas grandes rebeliões do que por sua formação cultural, política, econômica e social. Para atender a este desafio, a Coleção História Social do Campesinato no Brasil abre uma nova perspectiva para pensar a questão agrária no território nacional, mergulhando na multiplicidade das muitas realidades que se espalham pelo espaço brasileiro.

No volume agora lançado pela Editora Unesp e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), Concepções de justiça e resistência nas repúblicas do passado (1930-1960), a era Vargas é vista por novos ângulos, reavaliando-se a visão que considera inoperante a atuação dos camponeses no período. São relatados casos de resistência e articulação ocorridos entre 1945 e 1964 (após a era Vargas) em diferentes regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Os trabalhos organizados por Márcia Motta e Paulo Zarth mostram como a participação do campesinato na política nacional teve início muito antes do que se pensava e discutem a centralidade do mundo do trabalho urbano nas políticas sociais do Estado Novo. Outros artigos se voltam para o período subsequente, destacando a forma como posseiros se organizam diante da ameaça de expulsão da terra por grileiros e a constituição de várias e complexas arenas de lutas.

Em sua totalidade, os trabalhos dos pesquisadores aqui reunidos ressaltam momentos da história nacional em que a capacidade de articulação do campesinato surge como resposta à amnésia social que consagra a noção de passividade do povo brasileiro.

Sobre os organizadores - Márcia Motta é professora doutora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora da Companhia das índias (Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna da UFF) e coordenadora do Núcleo de Referência Agrária. Paulo Zarth é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor de História na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Título: Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história – vol. II - Concepções de justiça e resistência nas repúblicas do passado (1930-1960)
Coleção: História Social do Campesinato no Brasil
Autor: Márcia Motta e Paulo Zarth (Orgs.) 
Número de páginas: 262
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 978-85-7139-943-3

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom