Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Obra de referência para a sociologia médica ganha edição brasileira

Clientes

Obra de referência para a sociologia médica ganha edição brasileira

Oct 05, 2009

Leitura obrigatória para todos os profissionais da saúde e também para cientistas sociais, o livro de Eliot Freidson revolucionou os parâmetros da sociologia médica. Profissão médica: um estudo de sociologia do conhecimento aplicado, publicado pela primeira vez no Brasil, pela Editora Unesp, rendeu o prêmio Sorokin da Associação de Sociologia Americana (ASA) a seu autor no mesmo ano de seu lançamento, em 1970. Partindo da análise específica da medicina, o autor cria um caminho para se discutir a ética, o conhecimento profissional e a organização particular de todas as profissões.

Isso porque Freidson adota aqui uma noção de profissão que se aplica, mas não se restringe, ao campo da saúde. Ele explica que “serão enfatizados os dois lados do significado da palavra 'profissão', ou seja, como um tipo especial de ocupação e como reconhecimento de uma promessa”, pois se trata de um conceito sociológico cujo exercício é controlado pelos pares (colegas de profissão), pelo Estado e pelos clientes (leigos).

Numa linguagem clara e fluida, Profissão médica aborda a diferenciação entre ocupações e as profissões de fato para, a partir daí, discorrer sobre a autonomia e a organização inerentes à profissão. Nesse contexto, analisa também a posição dos médicos enquanto conhecedores por excelência das especificidades de sua área, discutindo até onde a expertise pode se apresentar como benéfica à sociedade leiga, na sua função de salvar vidas, e a partir de que ponto torna-se um disfarce para garantir o privilégio e o poder da função médica.

Freidson, então, passa a analisar o trabalho profissional e a estudar a doença como um conceito social definido pela Medicina, que determina quando a queixa de um indivíduo é considerada uma doença ou não segundo critérios próprios de seu campo de conhecimento.

Obra de referência internacional, Profissão médica, segundo o sociólogo canadense Everett C. Hughes em artigo para a revista Science, “é o primeiro livro que chega até a raiz do problema, oferecendo ampla visão sobre a natureza da reivindicação profissional e sobre a estrutura das instituições profissionais”.

Sobre o autor – Eliot Lazarus Freidson (1923 – 2005) foi professor emérito de sociologia da Universidade de Nova York, onde trabalhou durante 30 anos desde 1961. Como prova de reconhecimento ao conjunto de sua obra, a seção de Sociologia Médica da Associação de Sociologia Americana (ASA) criou, em 1993, o Prêmio Eliot Freidson, que é oferecido anualmente ao melhor trabalho publicado nessa área.

Título: Profissão médica: um estudo de sociologia do conhecimento aplicado
Autor: Eliot Freidson
Tradução: André de Faria Pereira Neto e Kvieta Brezinova
Número de páginas: 453
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 74
ISBN: 978-85-7139-932-7


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom