Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Obra discute o ensino de matemática entre os índios do Alto Xingu

Clientes

Obra discute o ensino de matemática entre os índios do Alto Xingu

Oct 15, 2009

Em uma cultura rica de signos em simbolismos, como a indígena, de que maneira deve ser efetivado o ensino da Matemática? Como os povos indígenas entendem ser a Matemática? Por que queriam aprender Matemática? Para responder a tais questões, cruciais tanto para a Antropologia quanto par a Pedagogia, Pedro Paulo Scandiuzzi vivenciou a experiência de trabalhar com a sociedade kuikuro, no Alto Xingu, relatando suas descobertas e interpretações sobre trocas culturais em Educação indígena X educação escolar indígena, lançamento da Editora Unesp. 

Ao relacionar a educação indígena e a educação escolar indígena, ou seja, aquela que é proposta pela sociedade nacional, Scandiuzzi também nos mostra um universo pleno de simbolismos. Trabalhando com o conceito de etnomatemática, penetra no mundo de simbolismo dos kuikuro para, em conjunto com este povo, usufruir de uma nova produção de conhecimento matemático, até então desconhecida por nós. Vemos, como exemplo da complexidade cultural deste povo, que as figuras geométricas não são apenas “desenhos”, mas carregam um significado mitológico, fazem parte dessa sociedade “como forma de identidade, de comunicação visual e de transmissão do saber produzido na teoria e na empiria”, por meio da observação sistemática do Sol e da Lua.

Motivando os kuikuros a desbravarem o que nós denominamos Geometria a partir do espaço visual da aldeia e da mata, descortina-se a estética das construções, dos artefatos e de todo um ritual que segue formas geométricas. Traz a público conhecimentos étnicos sem desrespeitar o sagrado dessas etnias, construindo pontes de conhecimento, abrindo caminhos entre diferentes saberes e realidades. Para isso, também oferece estratégias para os educadores que atendam as necessidades e respeitem a diversidade cultural das sociedades indígenas.

Sobre o autor – Pedro Paulo Scandiuzzi cursou licenciatura em Matemática na Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e atuou como professor da rede estadual de ensino durante 23 anos. Em 1995, começou a trabalhar com os povos indígenas. É mestre pela Unicamp e doutor pela Unesp, câmpus de Marília. Toda a sua trajetória acadêmica pós-licenciatura se deu na linha de pesquisa de etnomatemática.

Título: Educação indígena X educação escolar indígena: Uma relação etnocida em uma pesquisa etnomatemática
Autor: Pedro Paulo Scandiuzzi
Número de páginas: 110                                                                      
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-7139-937-2


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom