Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Obra ressalta o papel do educador e apresenta um panorama da educação no Brasil

Clientes

Obra ressalta o papel do educador e apresenta um panorama da educação no Brasil

Oct 27, 2009

Através de um mergulho pelos mais diversos aspectos da educação, o lançamento da Editora Unesp, Formação de educadores: o papel do educador e sua formação, organizado por Sheila Zambello de Pinho, trata desde a formação do professor, a sua atuação como profissional e os seus mecanismos de avaliação até as perspectivas do ensino fundamental de nove anos, que deve ser implantado no máximo em 2010. Os textos, originalmente apresentados no Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores de 2007, abordam a preparação de docentes em visão global, destacando casos específicos relacionados à Unesp e à USP. Este é o quarto volume resultado deste congresso, um dos mais importantes eventos nacionais para a discussão do papel dos docentes e das possibilidades de melhoria de sua prática profissional nos diversos níveis de ensino.

As reflexões, que obrigam a pensar a educação não só em São Paulo, mas também em todo o Brasil, deixam claro que apesar das reestruturações e inúmeras propostas pedagógicas, deve-se ter consciência de que nem sempre elas atingem a prática completa. Obstáculos e controvérsias de natureza diversa localizados, muitas vezes, no interior do corpo docente devem ser superados a fim de que ocorra o mais próximo do que foi planejado.

Formação de educadores também aborda a perspectiva de que, até o ano letivo de 2010, todas as crianças com seis anos completos estarão obrigatoriamente matriculadas no novo ensino fundamental, reduzindo o tempo possível na educação infantil (pré-escola) e, talvez, o tempo de a criança ser criança. Esse encurtamento já vem acontecendo, na prática, há algum tempo, pelas pressões que estimulam a antecipação da alfabetização, fazendo com que a pré-escola se assemelhe ao ensino fundamental. Porém, para que sejam atingidos novos patamares quantitativos e qualitativos, é preciso haver não só o respeito às especificidades da criança, como também uma adesão à democratização escolar, ampliando o direito à educação.

A obra ainda ressalta como fica a educação no capitalismo dependente, onde muitos governos municipais e estaduais optam por políticas de ciclos minimalistas com aprovação automática para ocultar o desempenho escolar sofrível. Processos que custam a superar o desafio que as tecnologias de informação e comunicação impõem na formação inicial do professor e não colaboram com a amenização dos preconceitos e a valorização das diferenças dentro da escola.

Sobre a organizadora - Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área de Agronomia. Nos últimos anos, tem atuado junto ao Grupo de Pesquisa "Avaliação e Políticas Educacionais" desenvolvendo trabalhos nessa área. É pró-reitora de Graduação da Unesp desde janeiro de 2005.

Título: Formação de educadores: o papel do educador e sua formação
Autor: Sheila Zambello de Pinho
Número de páginas: 523
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 62,00
ISBN: 978-85-7139-953-2

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom