Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 10 Professor da New York University analisa as bases rurais e indígenas dos movimentos revolucionários no Peru

Clientes

Professor da New York University analisa as bases rurais e indígenas dos movimentos revolucionários no Peru

Oct 20, 2009

Em A Revolução Peruana, lançamento da Editora Unesp, José Luis Rénique procura discutir o movimento libertário peruano, expondo o que há de peculiar e o que o aproxima dos outros movimentos presentes na América Latina. Acompanhando o diálogo entre “o radicalismo andino e as doutrinas revolucionárias universais”, reconstrói essa história desde a luta pela independência até a atuação do Sendero Luminoso.
 
Parte integrante da coleção Revoluções do Século 20, o livro examina os três grandes ciclos de atividades radicais ocorridas naquele país. Em primeiro lugar, a fase de formulação do grande horizonte radical, representado pela obra de Gonzáles Prada, Haya de la Torre e Mariátegui. Em segundo lugar, a forja do campesinato contemporâneo e sua correspondente tentativa de longa marcha armada representada pela geração agrarista trotskista de Hugo Blanco Galcós e Luiz de la Puente Uceda. Por último, o ciclo constituído por três projetos que aspiravam estabelecer no mundo rural andino as bases da sua própria versão de nação pós-oligárquica: a “revolução militar” do general Juan Velasco Alvarado, a “nova esquerda” pós-guerrilheira e a “guerra popular” senderista, encabeçada por Abimael Guzmán Reynoso.

Neste processo, descortina-se como o movimento peruano acreditava que a fundação de uma verdadeira nação no Peru passava por uma ruptura radical com o passado. Onde somente uma revolução da base indígena seria capaz de realizar tal feito. Ou seja, como a “república crioula” era entendida como o passado a ser combatido, emancipando o país de um elitismo que marginalizava a maioria da população, principalmente os segmentos rurais e indígenas.

Sobre o autor - José Luis Rénique é graduado em História pela Pontificia Universidad Católica del Perú e Ph.D. em História pela Columbia University. É professor de História na New York University. É autor, entre outros trabalhos, de Los Sueños de la Sierra. Cusco en el siglo XX (1991) e La voluntad encarcelada: Las 'luminosas trincheras de combate' de Sendero Luminoso del Perú (2003).

Sobre a Coleção Revoluções do Século 20A Revolução Peruana é o décimo primeiro livro da Coleção Revoluções do Século 20, organizada e dirigida pela historiadora Emília Viotti da Costa. A coleção pretende montar um quadro amplo das revoluções contemporâneas e já conta com os seguintes títulos: A Revolução Alemã, A Revolução Boliviana, A Revolução Chinesa, A Revolução Cubana, A Revolução Guatemalteca, A Revolução Iraniana, A Revolução Nicaragüense, As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético, A Revolução Salvadorenha e A Revolução Venezuelana.

Título: A Revolução Peruana
Autor: José Luis Rénique
Número de páginas: 174
Formato: 10,5 x 19 cm
Preço: R$ 20
ISBN: 978-85-7139-951-8
Coleção: Revoluções do Século 20


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom