Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 11 Obra clássica da economia retrata a constituição do capitalismo na América Latina

Clientes

Obra clássica da economia retrata a constituição do capitalismo na América Latina

Nov 30, 2009

João Manuel Cardoso de Mello escreveu O capitalismo tardio em 1975 como tese de doutoramento, em que repensa a história latino-americana como formação e desenvolvimento do modo de produção capitalista, criticando a desigualdade econômica mundial a partir da análise do exemplo brasileiro. O livro, que antes mesmo de ser publicado já era referência para os estudos econômicos e históricos, chega agora à sua 11ª edição pelo trabalho conjunto da Editora Unesp e Edições Facamp.

Para Cardoso de Mello, é preciso percorrer o processo de constituição do capitalismo na América Latina desde a crise no sistema colonial para entendê-lo. Através de análises das pesquisas do Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), percebe que a dinâmica da economia mundial, que divide em economias centrais (países desenvolvidos) e periféricas (países subdesenvolvidos), tende a se aprofundar.

Desvencilhando-se do formalismo, permite ao leitor entender o nascimento do capitalismo latino-americano pela forma peculiar de constituição de suas relações socais. E como salienta o economista Luiz Gonzaga Belluzzo na introdução a esta edição, não basta a Cardoso de Mello reafirmá-las “como uma petição de princípios, mas é necessário perquirir seu processo de constituição a partir da crise do Sistema Colonial”.

Com o advento da industrialização, as nações latino-americanas mudam seu centro econômico dinâmico, deixando de serem meramente exportadoras de produtos primários. Contudo, isso não as torna autônomas em relação ao seu desenvolvimento. De acordo com Cardoso de Mello, a industrialização nestes países é problemática por ser periférica, isto é, em descompasso com as técnicas produtivas das ex-metrópoles. O desenvolvimento desigual vem desde a deterioração das relações de troca entre metrópoles e colônias. No entanto, pode-se notar que as economias periféricas se tornaram de certo modo um prolongamento do espaço econômico das economias centrais. Este ponto de sua análise, que mostra a dependência ainda latente entre países, é o que torna O capitalismo tardio um livro tão atual.

Sobre o autor – João Manuel Cardoso de Mello é economista e fundador da Faculdade de Campinas (Facamp). Graduou-se em Direito e ainda como estudante iniciou o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Em 1975, defendeu a tese O capitalismo tardio, que se tornou clássico da economia.

Título: O capitalismo tardio
Autores: João Manuel Cardoso de Mello
Número de páginas: 150
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-960-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom