Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 12 Obra discute a estruturação do campo educacional paulista no começo do século XX

Clientes

Obra discute a estruturação do campo educacional paulista no começo do século XX

Dec 03, 2009

Discutindo aspectos da estruturação do campo educacional paulista a partir dos embates ocorridos entre 1922 e 1931, Ana Clara Bortoleto Nery avalia, em A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional, as disputas pelo monopólio das revistas pedagógicas produzidas por e para professores. Considerando o progressivo aparecimento de posições distintas e ideias pedagógicas em confronto nesse período, este lançamento da Editora Unesp acompanha a produção do pensamento dos agentes educacionais na primeira metade do século XX.

O embate envolvia membros da Sociedade de Educação - entidade que reuniu profissionais da área e destinou-se ao debate de questões a ela pertinentes - e integrantes do magistério paulista. E o estudo da imprensa periódica educacional e a análise de suas peculiaridades de produção, circulação e apropriação, permite caracterizar os saberes e práticas ligados ao trabalho docente e às disputas existentes.

É por este caminho que Ana Clara mergulha no conjunto de pesquisas acerca dos processos de estruturação do campo educacional paulista e se beneficia das possibilidades abertas pelos novos modos de produzir a história da educação brasileira. Revelando uma relativa autonomia do campo educacional com relação a seus determinantes político-econômico e investigando a atuação dos agentes responsáveis e interessados pelas questões educacionais no estado de São Paulo, a autora compreende então o sentido e alcance da ação da Sociedade no quadro político-educacional da época.

A Sociedade de Educação de São Paulo se insere no quadro de surgimento de novas perspectivas teóricas para os estudos histórico-educacionais no Brasil a partir dos anos 1990, quando mais objetos e fontes foram admitidos, reconfigurando, dessa forma, a história da educação no país. Potencializando a imprensa especializada como elemento de disputa, faz circular ideias que criaram padrões de excelência para o conhecimento pedagógico e ainda hoje influenciam os debates sobre a ação educativa.

Sobre a autora – Ana Clara Bortoleto Nery nasceu em Piracicaba (SP) em 1966. Cursou a graduação em Pedagogia e o mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Doutorou-se pela Faculdade de Educação da USP. É docente da Unesp, câmpus de Marília, na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração da Educação e Formação de Educadores. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos completos em anais de eventos da área de História da Educação.

Título: A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922-1931)
Autora: Ana Clara Bortoleto Nery
Número de páginas: 251
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-7139-946-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom