Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Coletânea oferece panorama aprofundado das lutas dos campesinos

Clientes

Coletânea oferece panorama aprofundado das lutas dos campesinos

Jan 31, 2010

A coletânea Lutas camponesas contemporâneas oferece uma compreensão mais ampla do mundo cultural, político, econômico e social em que o camponês brasileiro produz e se reproduz. Neste segundo volume, lançado pela Editora Unesp e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), quinze artigos mostram como as lutas camponesas nas diferentes regiões do Brasil se transformam em espaços de resistência e de combate à desterritorialização.

Em A diversidade das formas das lutas no campo são analisados conflitos cronologicamente situados entre a expulsão dos posseiros da Reserva Indígena de Nonoai, no Rio Grande do Sul, em maio de 1978, até o começo do século XXI. Trabalhos que partem de variada inspiração teórica e se valem de um amplo contexto empírico concreto e dados etnográficos, ampliando os horizontes possíveis para a análise, recuperam e atualizam leituras de algumas das formas de resistência e de recriação do campesinato.

As pesquisas realizadas neste trabalho buscam oferecer uma contribuição para melhor compreender como se deram essas lutas, as modificações que sofreram ao longo do tempo, representando os sujeitos desses movimentos, bem como suas organizações. Os textos formam um amplo panorama de trabalhos sociológicos, geográficos, históricos e antropológicos, contribuindo para uma análise mais aprofundada das lutas camponesas, destacando sua importância no processo de redemocratização do país e colocando em pauta temas políticos que já se encontravam esquecidos.

Em seu conjunto, revelam a complexidade da questão agrária e do campesinato nacional, reunindo pesquisas realizadas em diferentes regiões do país que apresentam as diversidades constatadas nas várias ocupações de terra, assim como a importância das relações de parentesco e solidariedade entre os sujeitos organizadores dos movimentos. Lutas camponesas contemporâneas conta, ainda, histórias de ex-moradores de rua que se tornaram camponeses e do crescente papel das mulheres na formação e organização do campesinato.

Sobre os organizadores – Bernardo Mançano Fernandes é geógrafo, professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Presidente Prudente. Leonilde Servolo de Medeiros é socióloga e professora associada do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Maria Ignez Paulilo é professora aposentada, atualmente voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Título: Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas - vol. II – A diversidade das formas das lutas no campo
Organizadores: Bernardo Mançano Fernandes, Leonilde Servolo de Medeiros e Maria Ignez Paulilo
Número de páginas: 368
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 978-85-7139-948-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom