Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Estudo explorar a supersimetria quântica para encontrar soluções à equação de Schödinger

Clientes

Estudo explorar a supersimetria quântica para encontrar soluções à equação de Schödinger

Jan 21, 2010

Supersimetria aplicada à Mecânica Quântica, lançamento da Editora Unesp, introduz o formalismo da Mecânica Quântica Supersimétrica e explora algumas de suas aplicações no estudo da equação de Schrödinger (que é o equivalente, na mecânica quântica, à segunda lei de Newton na mecânica clássica). Enfatizando o uso da superálgebra, traça caminhos que passam pela obtenção de soluções analíticas para a equação de Schrödinger, para potenciais exata e parcialmente solúveis. Também indica alguns resultados novos, notadamente no que se refere ao uso do Método Variacional em sistemas confinados e para estados exitados.

A sequência adotada pelo autor, Elso Drigo Filho, é introduzir o formalismo via oscilador harmônico - sistema que apresenta um movimento periódico na qual a variação do tempo segue uma função harmônica de oscilação, podendo ser usado para descrever sistemas nos quais um objeto executa pequenas oscilações em torno de um ponto de equilibro estável. Em Supersimetria aplicada à Mecânica Quântica, é utilizado como ferramenta para tratar potenciais exatamente solúveis de duas maneiras distintas: por meio da chamada hierarquia de hamiltonianos e da invariância de potencial.

Ao final, quatro tópicos especiais relacionados ao tema são acrescentados. Eles se relacionam ao uso das variáveis de Grassmann, à interpretação do que seria o análogo clássico da transformação de supersimetria, à construção de potenciais isosespeciais e a um estudo sobre potenciais não centrais.

Sobre o autor – Elso Drigo Filho em Físico pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pelo Instituo de Física Teórica e doutor em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é professor-adjunto da Unesp. Tem experiência na área de Biofísica com ênfase em Biofísica Molecular. Atua nos seguintes temas: Equação de Schrödinger, Supersimetria Aplicada e Mecânica Quântica.

Título: Supersimetria aplicada à Mecânica Quântica
Autor: Elso Drigo Filho
Número de páginas: 112
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 22
ISBN: 978-85-7139-958-7

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom