Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Pesquisador francês disseca a riqueza complexa e ameaçada da floresta tropical

Clientes

Pesquisador francês disseca a riqueza complexa e ameaçada da floresta tropical

Jan 26, 2010

As florestas tropicais úmidas são ecossistemas que guardam uma das maiores diversidades específicas do planeta, onde as interações entre espécies e com o meio ambiente atingem graus de complexidade elevados. Este foi o ambiente escolhido por Henri Puig para desenvolver durante mais de trinta anos uma pesquisa tão densa e detalhada quanto seu objeto de estudo. O resultado é A floresta tropical úmida, lançamento da Editora Unesp, IRD (Institut de recherche por Le développment) e Imprensa Oficial.

O livro propõe pistas a seguir na construção de uma reflexão sobre a floresta tropical úmida, possibilitando ao leitor compreender melhor este exuberante, mas frágil ecossistema. A diversidade dos temas abordados possibilita a abertura para múltiplas situações e experiências, desde a análise da origem e distribuição da floresta até os fatores que a ameaçam, passando por estudos sobre sua biologia, morfologia e estruturas temporais e espaciais. Sem se restringir ao mundo vegetal, responde às principais preocupações contemporâneas.

Em um país como o Brasil, país que possui a maior concentração deste ecossistema no mundo, há que se atentar para que os 3,7 milhões de km2 da floresta amazônica não tenham o mesmo destino do cerca de 1,3 milhão de km2 da floresta atlântica, hoje reduzida a 50 mil km2. No entanto, com a perda anual de 11 milhões de hectares, continua um problema que preocupa tanto a comunidade científica quanto o grande público.

Como nota Jean Louis Guillaumet no prefácio à edição francesa, trata-se de uma obra útil não só para estudantes e pesquisadores que “se dedicam ao estudo da floresta tropical úmida, mas também para todos aqueles que desejam uma informação científica sobre este meio, objeto de tanta cobiça e polêmica”.

Sobre o autor – Henri Puig é professor emérito no laboratório de Ecologia Terrestre da Universidade Paul Sabatier de Toulouse, onde ensinou de 1994 a 2000 Biologia Vegetal e Ecologia. Realizou vários trabalhos de pesquisa na América Tropical, principalmente no México e na Guiana Francesa.

Título: A floresta tropical úmida
Autor: Henri Puig
Número de páginas: 493
Formato: 20,5 x 27 cm
Preço: R$ 95
ISBN: 978-85-7139-890-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom