Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 05 Estudos históricos mostram como os Estados Unidos interferiram na formação do Brasil republicano

Clientes

Estudos históricos mostram como os Estados Unidos interferiram na formação do Brasil republicano

May 21, 2010

Baseado na ligação entre a política interna e externa e o campo político no Brasil, A diplomacia da americanização de Salvador de Mendonça, lançamento do selo Cultura Acadêmica, aponta as especificidades do regime político brasileiro após 1889 e analisa como a política exterior, por meio da diplomacia, contribuiu para a formação destas características. Para isso relaciona a atuação de Salvador de Mendonça, um dos idealizadores do movimento republicano e diplomata do Brasil nos Estados Unidos, e a busca por um referencial na política externa, que legitimasse a condução dos interesses brasileiros no cenário internacional.

A obra de Gabriel Terra Pereira apresenta os Estados Unidos como inspiração para as ideias de republicanização da esfera política brasileira, formando o necessário ponto de apoio à instável política interna brasileira. Maior representante dessa linha de atuação e americanista convicto, Salvador de Mendonça trabalhou pela aproximação – ou americanização – do Brasil, intervindo em três ocasiões: na Conferência Americana de 1889-1890 em Washington, na assinatura do Tratado de Reciprocidade Comercial de 1891 e durante a Revolta da Armada no Rio de Janeiro em 1893-1894.

A diplomacia da americanização de Salvador de Mendonça faz a leitura e a seleção da política externa relativa ao período, combinando-a com a bibliografia sobre o diplomata. Assim, pode-se compreender, por exemplo, como durante os primeiros nove anos do regime republicano brasileiro, o conceito de republicanização aproximava-se da ideia de americanização, representada pelas referências à busca de apoio norte-americano nas questões internas de nosso país. Ao menos até a ascensão de Rio Branco ao cargo de ministro das Relações Exteriores, que formou um novo paradigma diplomático no país e no cenário internacional.

Sobre o autor – Gabriel Terra Pereira tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História do Brasil republicano (Primeira República). Atualmente faz leituras no campo de intersecção entre a história e as relações internacionais com o objetivo de desenvolver projeto para doutoramento.

Título: A diplomacia da americanização de Salvador de Mendonça (1889-1898)
Autor: Gabriel Terra Pereira
Número de páginas: 181
ISBN: 978-85-7983-006-8
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: História

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom