Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Análise de estratégias eleitorais revela a lógica das coligações entre os partidos brasileiros

Clientes

Análise de estratégias eleitorais revela a lógica das coligações entre os partidos brasileiros

Sep 27, 2010

Que fatores contribuíram para a formação de determinadas coligações partidárias no Brasil? É essa a proposta de Coligações partidárias na nova democracia brasileira, ensaios reunidos e agora lançados pela Editora Unesp e Fundação Konrad Adenauer que analisam as relações entre partidos desde o processo de redemocratização e que vêm enriquecer os debates sobre eleições e o sistema político brasileiro. 

Coligações partidárias na nova democracia brasileira divide-se em três partes. A introdução, escrita pelos organizadores, aponta as definições ideológicas dos partidos nacionais, bem como a aplicação dos rótulos “esquerda” e “direita”. A parte seguinte reúne artigos que discutem as alianças partidárias em eleições para o Senado e a Presidência, as mudanças no processo eleitoral após a verticalização destas coligações e a relação paradoxal entre PT e PSDB – um misto de aproximação e repulsão. Por fim, no último segmento, destacam-se estudos sobre o posicionamento ideológico dos pequenos partidos no Brasil e as estratégias de associação utilizadas nas eleições para prefeito.

Desenvolvido a partir de um workshop realizado no Rio de Janeiro em 2009 por um grupo de estudiosos de alianças eleitorais, o volume compila artigos elaborados por 17 pesquisadores – entre eles sociólogos, cientistas políticos e jornalistas – de diferentes instituições de ensino espalhadas pelo país. A despeito dos ensaios analisarem a política nacional a partir do mesmo alicerce (as coalizões partidárias), há uma pluralidade de pontos de vista e de recortes de estudo, o que completa a obra e faz dela referência no assunto.

Sobre os organizadores – Silvana Krause é doutora em Ciência Política pela Katholische Universität Eichstätti-Ingolstadt (KUE-I), na Alemanha, professora de Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do grupo de pesquisa “Partidos e coligações eleitorais na nova democracia brasileira”. Humberto Dantas é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), diretor nacional de Educação Política do Movimento Voto Consciente e apresentador do programa Despertar da Cidadania na rede Canção Nova de Rádio. Luis Felipe Miguel é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o grupo de pesquisa “Democracia e democratização”.

Título: Coligações partidárias na nova democracia brasileira: perfis e tendências
Organizadores: Silvana Krause, Humberto Dantas e Luis Felipe Miguel
Número de páginas: 384
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7504-146-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom