Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Avanços da cartografia trazem novas contribuições para o planejamento ambiental

Clientes

Avanços da cartografia trazem novas contribuições para o planejamento ambiental

Sep 13, 2010

O poder público municipal, principal agente transformador do território e da paisagem, encontra em A representação gráfica das unidades de paisagem no zoneamento ambiental, instrumentos inovadores para o planejamento e zoneamento ambiental. Neste lançamento da Editora Unesp, a geógrafa Andréa Aparecida Zacharias oferece conceitos teóricos e metodológicos de planejamento, geografia e cartografia relativos ao zoneamento ambiental – técnica que visa regular o uso do solo por meio da demarcação de porções de terra, de modo que estas sejam utilizadas de acordo com suas potencialidades e deficiências.

Fundamentado em pesquisas atuais, gráficos e desenhos tridimensionais, a obra enfatiza a importância de uma representação precisa das unidades de paisagem definidas pelo zoneamento. Ao longo de seis capítulos, a autora discute temas como planejamento territorial, representação de paisagens no contexto ambiental e comunicação cartográfica, além de mostrar, por meio de exemplos e linguagem didática, os riscos ambientais provocados por gestões territoriais carentes de embasamento científico.

Contudo, não se limita a esmiuçar teorias. Há também um detalhado estudo de caso do espaço municipal de Ourinhos, região do estado de São Paulo, onde medidas de adequação ambiental e sustentabilidade estão sendo aplicadas, contribuindo de modo prático para avaliação e gestão de território de outros municípios.

O livro traz ainda um CD com mapas em alta resolução e uma animação em perspectiva 3D que mostra sobrevoos sobre a região estudada. Estes recursos permitem que o leitor tanto visualize a aplicação prática dos conceitos apresentados na obra, como também conheça a paisagem real por meio de um sobrevoo virtual, tendo como simulador apenas a tela do computador.

Sobre a autora – Andréa Aparecida Zacharias possui graduação em Geografia (1996), mestrado em Geociências e Meio Ambiente (2001) e doutorado em Geografia (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora-assistente da Unesp, campus de Ourinhos.  Tem experiência nas áreas de Geociências, com domínio em Cartografia e Geoprocessamento, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: cartografia de síntese e paisagem; geotecnologias aplicadas ao planejamento e políticas públicas; e representação gráfica no ensino.

Título: A representação gráfica das unidades de paisagem no zoneamento ambiental
Autora: Andréa Aparecida Zacharias
Número de páginas: 211
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-393-0017-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom