Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Coletânea apresenta as diferentes faces e causas dos conflitos internacionais contemporâneos

Clientes

Coletânea apresenta as diferentes faces e causas dos conflitos internacionais contemporâneos

Sep 01, 2010

Coletânea organizada por Reginaldo Mattar Nasser e publicada pela Editora Unesp, Novas perspectivas sobre os conflitos internacionais agrega contribuições de pesquisadores nacionais e estrangeiros que trabalham com política internacional e resoluções de conflitos. As múltiplas dimensões deste tema são articuladas aqui em cinco grandes eixos: Direitos Humanos e conflitos internacionais; Política e Direito após os atentados do dia 11 de setembro; Governança e segurança regional; Instituições internacionais: economia, meio ambiente e segurança; e Entre a Segurança Pública e a Segurança Internacional.

O caráter inovador do livro se dá na insistência em integrar, em um mesmo quadro explicativo, as influências domésticas e internacionais, assim como as questões de ordem econômica e política. Trata-se também de uma obra crítica, já que seus autores questionam e problematizam o entendimento dos conflitos internacionais contemporâneos, afirmando que, sem levar em consideração a justiça, a ética e o respeito aos seres humanos, não é possível diagnosticar e nem lidar com esses conflitos.

As cinco partes de Novas perspectivas sobre os conflitos internacionais contribuem, em sua diversidade, para que se chegue à conclusão de que, para se lidar de maneira eficiente com antagonismos contemporâneos, é preciso ir além de uma única e isolada perspectiva de abordagem. Como afirma Nizar Messari na apresentação do livro, a abordagem multidisciplinar aqui adotada “é a única forma de se compreender a natureza complexa, multifacetada e multicasual dos conflitos internacionais contemporâneos”, sem que suas peculiaridades sejam negligenciadas.

A obra é uma referência para aqueles que estudam os conflitos internacionais contemporâneos, tanto no Brasil como em outros países lusófonos, já que apresenta uma relação de temas que, quando articulados, possibilitam uma visão mais aberta sobre estas questões.

Sobre o autor – Reginaldo Mattar Nasser é professor do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos e desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em conflitos internacionais, Oriente Médio, África e política externa dos Estados Unidos.

Título: Novas perspectivas sobre os conflitos internacionais
Autor: Reginaldo Mattar Nasser
Número de páginas: 214
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978-85-393-0034-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom