Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Conjunto de entrevistas com Terry Eagleton aborda a importância do intelectual e os paradigmas nos quais se move a crítica literária

Clientes

Conjunto de entrevistas com Terry Eagleton aborda a importância do intelectual e os paradigmas nos quais se move a crítica literária

Sep 29, 2010

Há cerca de quarenta anos, o mais provocativo e conceituado crítico cultural britânico, Terry Eagleton, discute e desafia o campo da teoria literária. A trajetória desse personagem célebre da intelectualidade europeia é investigada no livro A tarefa do crítico, lançado pela Editora Unesp, que reúne um conjunto de entrevistas realizadas com Eagleton pelo professor de literatura Matthew Beaumont ao longo de nove meses, entre 2008 e 2009.

Editado em forma de perguntas e respostas, a obra aborda não somente aspectos significativos da biografia do crítico, mas também oferece formas de compreender melhor seu pensamento e a posição de destaque ocupada por ele. As entrevistas promovem paralelos entre o pensamento de Eagleton e de importantes teóricos como Raymond Williams, seu profundo influenciador, além de Ludwig Wittgenstein, Georg Lukács, Lucien Goldmann, Louis Althusser, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Bertolt Brecht, Jacques Lacan, Frederic Jameson e Slavoj Žižek. Figuram no debate questões pessoais, importantes eventos históricos da esquerda e um panorama de sua atual posição no cenário intelectual em campos de pesquisa como a sociologia, a semântica, a teoria cultural e a teoria marxista. Assuntos provocativos como o papel da teologia em seus trabalhos recentes também são destacados.

A tarefa do crítico, um mergulho na formação de Eagleton desde sua infância em Salford até sua ascensão ao status de celebridade intelectual, é certamente “um livro no qual os insights do crítico incorporam suas opiniões sem qualquer esforço, é uma tentativa de dramatizar tanto a qualidade dialógica do pensamento de Eagleton quanto sua importância estratégica.”, como descreve o entrevistador Matthew Beaumont.

Sobre o autor - Terry Eagleton é professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford. Entre seus vários trabalhos publicados pela Editora Unesp no Brasil, destacam-se Marx e a liberdade (2002), Ideologia: uma introdução (1997) e A ideia de cultura (2005).

Sobre o entrevistador - Matthew Beaumont é professor de Literatura Inglesa na UCL (University College London), autor de Utopia Ltd: Ideologies of Social Dreaming in England 1870-1900 e coeditor de As Radical as Reality Itself: Essays on Marxism and Artfor the 21st Century.

Título: A tarefa do crítico: diálogos com Terry Eagleton
Autor: Terry Eagleton e Matthew Beaumont
Tradutor: Matheus Corrêa
Número de páginas: 374
Formato:14 x 21 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-393-0049-5


Os Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom