Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Pesquisadora lança obra sobre música popular e experiência urbana

Clientes

Pesquisadora lança obra sobre música popular e experiência urbana

Sep 23, 2010

A Editora Unesp e o Centro Cultural Rio Verde promovem, no sábado, dia 2 de outubro, às 10h30, em São Paulo, o lançamento de Cidade Cantada: educação e experiência estética, da pesquisadora Julia Pinheiro Andrade. Resultado de seus estudos no mestrado em Educação da Universidade de São Paulo (USP), esse livro destaca a correspondência entre a forma estética da canção e a experiência urbana, propondo o estudo analítico da música brasileira como formação cultural nas escolas.

A cidade de São Paulo presente nas canções de Tom Zé e no rap do Racionais MC’s – analisados na obra – produz uma miscelânea de referências e diferenças. Julia afirma que esse caleidoscópio abre caminho a reflexões sobre os tempos e as formas de sociabilidade nas cidades contemporâneas. “Os músicos elaboram suas experiências na metrópole explorando a canção como forma narrativa”, destaca a autora. Arte e educação se entrelaçam nesse estudo em que a exploração do imaginário da música popular nas escolas representa um caminho para compatibilizar as exigências do modelo educacional tradicional e mutabilidade das sugestões, apelos, pressões e expectativas de vida da juventude que habita as grandes cidades de hoje.

Os recursos de linguagem presentes nas canções analisadas em Cidade Cantada articulam, segundo Julia, performances musicais. Representam a organização sensível de uma ambiência urbana única. “Para escutá-las, a percepção conecta afetividade e pensamento, tornado-nos capazes de enxergar relações sociais opacas e, assim, organizar pontos de vista que evidenciam, a um só tempo, contradições emocionais e socioespaciais”, sublinha. As canções cristalizam momentos do desenvolvimento da cidade; o objetivo dessa obra é inscrever a experiência estética dessas canções como experiência de formação cultural.

Sobre a autora – Julia Pinheiro Andrade possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Educação pela mesma universidade. Tem experiência na área, com ênfase em ensino de geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: valores públicos, formação continuada de professores, meio ambiente, teorias de ensino-aprendizagem, cultura e educação. É coordenadora pedagógica do Programa MAPA de Educação e Meio Ambiente pela Geodinâmica Editora/VistaDivina e assessora da Escola Castanheiras.


Lançamento de Cidade Cantada: educação e experiência estética
Data
: 02/10/2010
Hora: 10h30 às 13h30
Local: Centro Cultural Rio Verde (Rua Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena)
Telefone para contato: (11) 3459-5321

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom