Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Pesquisador lança livro sobre o papel das redes sociais na perpetuação da pobreza

Clientes

Pesquisador lança livro sobre o papel das redes sociais na perpetuação da pobreza

Sep 14, 2010

A obra Redes sociais, segregação e pobreza, detalhado estudo do professor e pesquisador Eduardo Marques sobre o funcionamento das redes de contatos das faixas mais carentes da população, será lançada no dia 21 de setembro, na Livraria da Vila. Publicado em coedição pela Editora Unesp e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), o estudo busca entender o papel das redes sociais na perpetuação da pobreza.

Nos últimos 40 anos, pesquisas sociológicas apontaram três fatores como principais causadores da pobreza urbana internacionalmente: políticas e ações do Estado, dinâmicas dos mercados de trabalho e comportamentos individuais. Em Redes sociais, segregação e pobreza, Eduardo Marques não nega a importância de tais dimensões, mas investiga as causas da perpetuação da pobreza a partir das redes sociais – conceito que, segundo o cientista social, representa o conjunto mutável de relações de diferentes tipos acumuladas ao longo da vida dos indivíduos.

Redes sociais, segregação e pobreza é indicado não apenas aos estudiosos da disparidade social, mas também aos responsáveis pela elaboração de políticas públicas, uma vez que estas interferem diretamente nos processos de isolamento que separam os pobres das oportunidades. Mais do que isso, a obra permite compreender de forma mais precisa os processos que contribuem para a reprodução da pobreza no cotidiano dos indivíduos e que explicam uma parte importante da resiliência do fenômeno.

Sobre o autor – Eduardo Marques é mestre em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), doutor em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp), professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap). É autor de artigos e livros sobre políticas públicas, desigualdades, segregação e pobreza urbana.

Serviço:
Lançamento do livro Redes sociais, segregação e pobreza
Data
: 21/09/2010
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros)

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Comunicação Institucional do Centro de Estudos da Metrópole
Ximena León Contrera | [email protected] | [email protected]
Fone (11) 5574-0399 ramal 232 | www.centrodametropole.org.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom