Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Profissionais de saúde investigam o papel da homeopatia, acupuntura e outras práticas complementares de medicina

Clientes

Profissionais de saúde investigam o papel da homeopatia, acupuntura e outras práticas complementares de medicina

Sep 22, 2010

Práticas homeopáticas e tradicionalistas de medicina têm se tornado um assunto polêmico nos últimos anos e vêm ganhando uma popularidade cada vez maior na mídia. Em Medicinas complementares: o que é necessário saber, publicado pela Editora Unesp, o médico Charles Dalcanale Tesser faz uma análise sobre os significados sociais, culturais, filosóficos e políticos dessas inúmeras técnicas de tratamento e cura.

Homeopatia e medicina tradicional chinesa – em especial a acupuntura – recebem destaque nesta obra, devido à penetração e ao reconhecimento que adquiriram no Brasil. Mas a investigação dos autores recobre um amplo espectro de classificações, conceitos e práticas, bem como os desafios de sua validação científica. Admite-se, entretanto, um movimento crescente de valorização da medicina complementar, tanto pela população em geral quanto pelos ambientes acadêmicos e de pesquisa científica. As pesquisas sobre tratamentos alternativos ou complementares aumentam rapidamente entre médicos e biomédicos. Instituições mundiais de saúde pública, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1970 reconhecem a importância dessas práticas, incentivando estudos sobre elas nos mais diversos países.

O livro Medicinas complementares: o que e necessário saber é voltado a profissionais de saúde, estudantes e aos cidadãos em geral interessados em conhecer e refletir sobre as transformações pelas quais as práticas ocidentais da medicina vêm passando em busca de tratamentos menos generalistas e impessoais, e ainda assim eficazes. Em uma linguagem clara e objetiva, ele apresenta um conjunto de informações sobre a medicina complementar e os efeitos surtidos em pessoas a ela submetidas, contribuindo para a construção de bases científicas para os saberes e técnicas culturais.

Sobre o organizador – Charles Dalcanale Tesser é doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2004), graduado em Medicina (1991) e mestre em Saúde Coletiva pela mesma Universidade (1999). Possui especialização em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia (1997). Trabalhou nove anos como médico generalista e sanitarista na atenção básica, no interior paulista (zona rural), e três anos como generalista da Saúde da Família em Campinas (SP). Atualmente, é médico e professor do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de medicina, atenção primária e organização de serviços de atenção primária à saúde, especialmente em Estratégia Saúde da Família, com ênfase em gestão do trabalho de equipes de saúde da família e medicinas alternativas e complementares.

Título: Medicinas complementares: o que é necessário saber
Organizador: Charles Dalcanale Tesser
Número de páginas: 226
Formato: 11 x 18 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-393-0030-3
Coleção: Saúde e Cidadania

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom