Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 12 Rosa Belluzzo reúne em livro as narrativas de Machado de Assis e os hábitos alimentares do Rio de Janeiro no século XIX

Clientes

Rosa Belluzzo reúne em livro as narrativas de Machado de Assis e os hábitos alimentares do Rio de Janeiro no século XIX

Dec 20, 2010

Às quatro horas da tarde, Machado de Assis costumava ir à Confeitaria Castelões e “absorver” duas ou três mães-bentas: “excelente processo para abrir a vontade de jantar”, afirmava no jornal O Cruzeiro, em 1878, o futuro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). Assíduo frequentador das casas de doces espalhadas pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, Machado viveu e documentou uma época de grandes transformações políticas e culturais no Brasil. Viu o Império se transformar em República, as estradas de ferro cortarem as distâncias tupiniquins e a elite carioca adotar no cardápio a manteiga francesa, a batata-inglesa, o chá, o gelo e, curiosamente, o tomate, que embora nativo da América tropical, só chegou ao Brasil naquele tempo.

O ambiente dos bares e restaurantes da época machadiana é recriado pela cientista social Rosa Belluzzo num detalhado e apetitoso livro, capaz de entrelaçar a história da gastronomia e seus desdobramentos culturais com um inventário de receitas ricamente ilustrado. Lançado pela Editora Unesp, Machado de Assis – Relíquias culinárias ensina ao leitor, por exemplo, como fazer um chocolat à la creme como aquele servido nas bodas de prata da princesa Isabel e do conde d’Eu, em 15 de outubro de 1889, ou o brasileiríssimo sorvete de pitanga, que D. Pedro II, acompanhado da imperatriz, ia apreciar na sala reservada da Confeitaria Francioni. Clique aqui para conferir a receita.

As cenas narradas em romances, crônicas e contos de Machado servem de pistas para a investigação de Rosa. Ela mapeou os bares, restaurantes e confeitarias citados pelo autor, recuperou seus cardápios e reconstituiu as receitas da época para oferecer aos leitores de hoje um rico e bem temperado retrato dos hábitos alimentares no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX.

Sobre a autora – Rosa Belluzzo é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Cooperação Cultural Iberoamericana pela Universidade de Barcelona e pesquisadora na área de antropologia cultural e história da alimentação. Em 2009, publicou São Paulo – Memória e Sabor pela Editora Unesp – obra agraciada com Prix dela Litterature Gastronomique, concedido pela Assembleia Geral da Academia Internacional de Gastronomia (AIG). Ganhou o Prêmio Jabuti em 1999 pelo livro Cozinha dos imigrantes – memórias e receitas e o Gourmand World Cookbook Awards 2004 pela obra Sabores da América – Cuba, Jamaica, Martinica e México.

Título: Machado de Assis – Relíquias culinárias
Autora: Rosa Belluzzo
Número de páginas: 156
Formato: 23,5 x 24,5 cm
Preço: R$ 80
ISBN: 978-85-393-0075-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom