Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2017 03 Estudo reconstrói quatro figuras de Machado de Assis com base na recepção de sua obra

Clientes

Estudo reconstrói quatro figuras de Machado de Assis com base na recepção de sua obra

Mar 13, 2017

Hélio de Seixas Guimarães mapeou as reações que a obra de um dos maiores escritores do Brasil provocou desde o momento em que foi lançada até a contemporaneidade

Joaquim Maria Machado de Assis despertou a atenção da crítica desde muito cedo. Em 1857, quando tinha apenas 18 anos, teve a peça cômica Ópera das Janelas resenhada por José Rufino Rodrigues Vasconcelos. Desde então, sua obra virou objeto de estudos e comentários de seus contemporâneos e extemporâneos num interesse que perdura há muitas décadas, registrando diferentes fases e percepções da figura do escritor. Palmilhando essa trilha, em que ler e interpretar Machado é, de alguma maneira, ser lido e interpretado por ele, Hélio de Seixas Guimarães mostra em Machado de Assis, o escritor que nos lê, lançamento da Editora Unesp, como o “autor de exceção, visto como estrangeirado, foi transformado em mito nacional e brasileiro exemplar, transmutou-se num Shakespeare brasileiro e emergiu ainda como o mais profundo intérprete do Brasil e da inserção do país no mundo”.

Em vez de trazer à tona a sequência exaustiva das principais leituras feitas sobre a obra machadiana, o autor destaca os momentos-chave que levam à construção de quatro figuras de Machado, as quais muitas vezes extrapolam o âmbito literário. Com base na “fortuna crítica” e em outros materiais produzidos sobre o escritor ao longo de décadas, Guimarães se propõe a “captar dinâmicas produzidas pelas divergências, dissensões, polêmicas, concordâncias e mesmo unanimidades suscitadas pelo escritor e pela leitura de sua obra em diferentes momentos, buscando compreender as relações entre as discussões críticas entabuladas em momentos históricos específicos e questões culturais, sociais e políticas”.

O pesquisador defende a existência de quatro figuras machadianas principais, dissecadas a cada capítulo do livro. Para os contemporâneos de Machado, tratava-se de um autor de exceção, cuja obra estava deslocada em relação ao ambiente nacional e se enquadrava mal na série histórica e nas expectativas então vigentes a respeito dos gêneros literários. A partir do final da década de 1930, sob patrocínio do Estado Novo de Getúlio Vargas e de seu projeto de construção de identidade nacional, o escritor de exceção torna-se “homem representativo, brasileiro exemplar e mito nacional”. Em seguida, nos anos 1950, momento em que suas obras são traduzidas para o inglês e surgem as primeiras tensões entre as leituras feitas no exterior e no Brasil, a discussão gira em torno do lugar a que Machado, visto como um Shakespeare brasileiro, pertence. Por fim, o autor aborda as disputas mais recentes em torno do “escritor realista”, acompanhadas de polêmicas  transnacionais.

Sobre o autor - Hélio de Seixas Guimarães é professor livre-docente na Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq. Autor de Os leitores de Machado de Assis – o romance machadiano e o público de literatura no século 19, edita a Machado de Assis em linha – revista eletrônica de estudos machadianos. 

TítuloMachado de Assis, o escritor que nos lê
Autor: Hélio de Seixas Guimarães
Número de páginas: 308
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 56
ISBN: 978-85-393-0649-7  

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions


Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom