Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2017 11 Coletânea de ensaios filosóficos de Thomas Kuhn ganha segunda edição revista

Clientes

Coletânea de ensaios filosóficos de Thomas Kuhn ganha segunda edição revista

Nov 23, 2017

Obra traz textos escritos nos últimos vinte anos da vida do filósofo e inclui entrevista autobiográfica concedida um ano antes de sua morte

Leitura indispensável para todas as áreas do conhecimento, A Estrutura das Revoluções Científicas, publicada em 1962, alçou Thomas Kuhn à categoria de um dos mais importantes e influentes filósofos do século XX. Argumentando que a história da ciência não se processa cumulativamente, Kuhn transformou a nossa noção de conhecimento científico, que passa a ser entendido não como o resultado de um desenvolvimento seguro e unidirecional, mas como uma construção incomensurável relativamente a seus congêneres passados e futuros. 

Após publicar sua obra capital, Thomas Kuhn, por mais de trinta anos, reavaliou e reajustou os principais conceitos presentes em seu grande ensaio. Os resultados dos novos rumos tomados pelo autor podem ser conferidos em O Caminho desde A Estrutura, coletânea de textos que ora ganha sua segunda edição revista pela Editora Unesp. Além de um minucioso trabalho de tradução, a obra traz aperfeiçoamentos em relação à edição norte-americana, correção de erros de grafia e também de citações adicionais.

Dividido em três partes, o livro é o mais completo registro do legado filosófico de Kuhn. A primeira parte, intitulada Reconhecendo as revoluções científicas traz cinco ensaios, escritos nas décadas de 80 e 90, em que o autor apresenta de forma mais refinada os tópicos abordados no seu texto clássico como a incomensurabilidade, a natureza científica e as transições paradigmáticas. A segunda parte é reservada para as réplicas de Kuhn às críticas recebidas por filósofos e intelectuais como Richard Boyd, Carl G. Hempel e Charles Taylor.

A terceira parte apresenta surpresas – uma franca entrevista autobiográfica, realizada em Atenas, em 1995, meses antes da morte do autor, e conduzida por Aristides Baltas, Kostas Gavrorglu e Vassiliki Kindi. Na época, já debilitado por um câncer, Kuhn, em um momento raro de sua carreira, se sentiu à vontade para se abrir e tratar de assuntos como infância, família, educação e seu desenvolvimento intelectual. O livro ainda conta com uma bibliografia completa do autor e um prefácio assinado por Jehane Kuhn, sua esposa.

Sobre o autor – Thomas S. Kuhn foi um dos mais importantes filósofos da ciência do século XX. Natural de Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos, formou-se em física, em 1943, pela Universidade de Harvard, onde também se titulou mestre, em 1946, e doutor, em 1949, nessa mesma disciplina. Em 1957 publicou seu primeiro livro, The Copernican Revolution [A revolução copernicana], mas foi com a publicação de A estrutura das revoluções científicas (1962) que Kuhn obteve notoriedade no campo da epistemologia. Dele, a Editora Unesp publicou também A tensão essencial (2011).

TítuloO caminho desde A estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica – 2ª edição
Autor: Thomas S. Kuhn
Número de páginas: 414
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 978-85-393-0693-0

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom