Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2020 11 Obra de referência em nutrição de plantas ganha segunda edição revista e ampliada

Clientes

Obra de referência em nutrição de plantas ganha segunda edição revista e ampliada

Nov 23, 2020

Renato de Mello Prado retrata os efeitos dos nutrientes na produtividade e no crescimento vegetal

Nos cursos da área de Ciências Agrárias, como Engenharia Agronômica, Zootecnia e Engenharia Florestal, o tema “nutrição de plantas” exerce um papel fundamental no conhecimento das funções dos nutrientes na vida dos vegetais e, consequentemente, na produção agrícola, na qualidade dos produtos colhidos e na relação com o ambiente. Por isso, a nova edição, revista e ampliada de Nutrição de plantas, obra de referência de Renato de Mello Prado, publicada pela Editora Unesp, chega em boa hora. O livro retrata o papel fundamental da nutrição na produtividade e crescimento dos vegetais de forma a estimular o conhecimento sobre as funções de cada um dos nutrientes fundamentais para o aproveitamento econômico máximo aliado ao respeito ao meio ambiente.

Embora a nutrição de plantas seja uma ciência nova, com apenas 180 anos, observa-se um extraordinário avanço do conhecimento, saindo da desmisificação da teoria do húmus (que apregoava que a matéria orgânica do solo era a fonte do carbono absorvido pelas plantas), em 1840, até as descobertas recentes referentes à absorção de nutrientes, a partir da identificação dos genes que codificam as proteínas. “O estudo de nutrição de plantas estabelece quais são os elementos essenciais para o ciclo de vida da planta, como são absorvidos, translocados e acumulados, suas funções, exigências e os distúrbios que causam quando em quantidades deficientes ou excessivas”, explica o autor. Seu estudo abrange, de forma didática, várias facetas do assunto, desde os primórdios até os dias atuais, incluindo bibliografia atualizada e relatos de sua própria experiência.

O livro apresenta desde uma introdução ao tema, como ocorre a absorção iônica radicular e a foliar, dedicando um capítulo a cada elemento químico: nitrogênio, enxofre, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, boro, zinco, manganês, ferro, cobre, molibdênio, cloro e níquel, apresentando as funções que eles desempenham nas plantas, relacionando-os aos aspectos estudados na Bioquímica e na Fisiologia Vegetal. Além disso, aborda como se dá a diagnose foliar por meio de monitoramento do estado nutricional das plantas a partir dos sintomas visuais de deficiência e de toxicidade, ou, de forma mais precisa, a partir da análise química do tecido vegetal. Com isso, permite avaliar a fertilidade do solo, propor ajustes nos programas de adubação e otimizar a produtividade das culturas.

Sobre o autor – Renato de Mello Prado é doutor em Agronomia e livre-docente em Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor da disciplina Nutrição de Plantas na Unesp, câmpus de Jaboticabal (SP) nos cursos de graduação (Agronomia e Zootecnia) e de pós-graduação (Agronomia). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenou vários projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, com destaque para a Fapesp, o CNPq e a Fundunesp. É coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da Unesp (Genplant).

TítuloNutrição de plantas - 2a edição
Autores: Renato de Mello Prado
Número de páginas: 416 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 85,00
ISBN: 978-85-393-0824-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®

Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
[email protected] | www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom