Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 03 Fundação Editora da Unesp completa 25 anos de atividades

Clientes

Fundação Editora da Unesp completa 25 anos de atividades

Dec 31, 2020

Ao completar ‘bodas de prata’ com seus leitores, FEU reafirma seus valores de independência editorial, presença comercial e pluralidade de catálogo como base para produzir conteúdo e compartilhar conhecimento

A Fundação Editora da Unesp completa neste 1º de abril de 2021 25 anos de atividades dedicadas a levar ao público leitor o melhor da produção editorial: desde o conhecimento produzido dentro das fronteiras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e de outras instituições até os clássicos consagrados no Brasil e no exterior. Ao longo desta trajetória de sucesso, suas estantes contam com mais de 2.500 títulos publicados e 40 prêmios alcançados dentro do País e fora dele, demonstrando o sucesso do projeto, que vai além do papel de uma editora universitária tradicional. 

Esta história começa ainda em 1987, com o lançamento das primeiras bases do que veio a ser a Editora Unesp. Por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), o objetivo de criar uma editora moderna, ágil e, sobretudo, com capacidade ampla de produzir conhecimento e difundi-lo começava a se desenhar logo após o final da ditadura civil-militar (1964-1985), num novo contexto, que exigia democracia e novos ares para o País. Sua primeira publicação, em conjunto com a Editora Paz e Terra, dá a dimensão da empreitada: Sartre no Brasil – A conferência de Araraquara, um registro da passagem do filósofo francês e de Simone de Beauvoir pelo território nacional. 

E, justamente em 1º de abril de 1996, há uma importante virada de chave: aquele projeto editorial toma um novo rumo, com a criação da Fundação Editora da Unesp. Pioneira no modelo entre as editoras universitárias brasileiras, a mudança garantiu maior autonomia editorial e administrativa e foi geradora de outros processos bem-sucedidos, como o segundo selo da FEU, Cultura Acadêmica, dedicado ao acolhimento da produção universitária, e a Universidade do Livro, um forte braço educacional por cujos cursos, palestras e encontros já passaram mais de 20 mil alunos em busca de aprimoramento profissional nas áreas ligadas ao ecossistema do livro.  

E quais valores dão lastro aos compromissos de difusão do conhecimento? “A meu ver, sempre nos beneficiamos de um tripé de sustentação composto por independência editorial, presença comercial e pluralidade de catálogo”, sumariza o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. “A seleção de títulos sempre foi regida pela qualidade do material e a oportunidade editorial, independentemente de sua origem ou apadrinhamentos, com um conselho editorial efetivo e não apenas homologatório, assessorado por pareceres externos, o que garante que o processo avaliador seja conduzido da maneira mais eficiente possível."

Porém, de nada adiantaria gerar conhecimento se não houvesse possibilidade de multiplicá-lo e difundi-lo. Com a Livraria Unesp, em sua loja física e em seu site, leitores de todo o Brasil têm oportunidade de acessar este amplo catálogo, que perpassa dezenas de áreas dentro das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. “A atenção à presença comercial e a sempre renovada preservação de nossa rede de distribuição, especialmente em um país com as dimensões do Brasil, permitem que nossos livros circulem e cumpram seu destino. Isso sem contar as centenas de e-books à disposição do público de forma gratuita”, acrescenta Gutierre. “Por isso, alcançar data tão longeva e auspiciosa, como estas bodas de prata que completamos com nossos leitores e parceiros do mercado editorial, sinaliza que estamos no caminho certo, diuturnamente em busca de produzir conteúdo e compartilhar conhecimento, não por acaso lema da Fundação Editora da Unesp.”

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo sobre esta história.

Fachada prédio FEU

 

Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
[email protected] 

Diego Moura | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected] 

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom