Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 06 Médicos exploram novas tendências da laparoscopia urológica em coletânea de ensaios

Clientes

Médicos exploram novas tendências da laparoscopia urológica em coletânea de ensaios

Jun 15, 2021

A partir da literatura médica especializada, especialistas renomados da área passam em revista os recentes e notáveis desenvolvimentos desta técnica que revolucionou os procedimentos cirúrgicos

Desde a utilização inicial da laparoscopia para diagnóstico por Nicola Cortesi, em 1976, até as modernas cirurgias robóticas, a urologia se destaca como um campo fértil para o florescimento de inovações tecnológicas e terapêuticas. Como forma de revisar o que há de mais moderno nas tendências desta área cirúrgica, os urologistas Oscar Eduardo Fugita e Marcos Tobias Machado organizaram a coletânea de ensaios Diretrizes de laparoscopia urológica, lançamento da Editora Unesp. De especialistas para especialistas, a obra conta com textos de renomados profissionais brasileiros.

“A Urologia, dentre todas as especialidades cirúrgicas, talvez seja aquela que mais está presente quando se discute incorporação de novas tecnologias e desenvolvimento de novos equipamentos e instrumentos cirúrgicos”, anotam os organizadores da obra. “Desde os cistoscópios com iluminação à base de velas para exames da bexiga, passando pelos endoscópios rígidos e flexíveis para tratamento de cálculos renais e ureterais, pela litotripsia extracorpórea, pelas diferentes formas de tratamento minimamente invasivas da hiperplasia benigna de próstata, pela laparoscopia diagnóstica (testículos não palpáveis) e terapêutica (nefrectomia) até́ o impulso à cirurgia robótica com a prostatectomia radical, urologistas como Cortesi, Ralph Clayman, Louis Kavoussi, Arthur Smith, Joseph Segura, Chaussi, Marberger, Patel e tantos outros revolucionaram a história não só da especialidade, mas da cirurgia como um todo.”

O livro está dividido em sete partes. A primeira delas, que trata de cirurgia das glândulas suprarrenais, analisa a adrenalectomia total e parcial aplicada à região. Os oito capítulos que compõem a segunda seção tratam de cirurgia renal em toda a sua complexidade. Já a terceira concentra-se sobre as cirurgias de pelve renal e ureter. A quarta parte aborda as linfadenectomias – pélvica, retroperitoneal e inguinal –, enquanto o foco da quinta parte são as cirurgias da bexiga. A sexta seção do livro se debruça sobre as prostatectomias simples e radical, inclusive na modalidade assistida por robô, enquanto a sétima e última parte abre-se para temas mais variados, incluindo uropediatria, correção de hérnias, prevenção e tratamento de complicações cirúrgicas.

“Apesar de estarmos confiantes na qualidade do trabalho de revisão e das recomendações apresentadas, reconhecemos que a medicina é e sempre será “a ciência das verdades transitórias” e que conclusões diversas das aqui apresentadas podem surgir no futuro”, anotam Fugita e Machado. “Mas esperamos que este livro seja um ponto de partida para discussão desses e de novos temas.”

Sobre os organizadores

Oscar Eduardo Fugita é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e possui doutorado em Urologia pela mesma universidade (2001). Foi Fellow pela Endourological Society na Johns Hopkins University (2000-2001). Atualmente, é professor da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp, onde ocupa o cargo de diretor do Programa de Fellowship em Endourologia e Videolaparoscopia, com serviço credenciado pela Endourological Society. Também é professor colaborador na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e atua como assistente na Divisão de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

Marcos Tobias Machado é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência em Cirurgia. Obteve o doutorado pela Universidade de São Paulo e tem estágios de especialização em uro-oncologia e cirurgia minimamente invasiva pelas universidades de Miami e Paris. Pioneiro no Brasil nas áreas de cirurgia laparoscópica e robótica, tem centenas de contribuições científicas, como artigos e capítulos de livros publicados. Atua como urologista, desenvolvendo a cirurgia laparoscópica no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, na FMABC e na UNITAU. É professor dos cursos de pós-graduação em urologia minimamente invasiva do IRCAD, Hospital Sirio-Libanês e Hospital Albert Einstein.

Título: Diretrizes de laparoscopia urológica
Organizadores
: Oscar Eduardo Fugita e Marcos Tobias Machado
Número de páginas: 432
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 98
ISBN: 978-65-5711-029-4

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom