Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 09 Coletânea de ensaios de William Hazlitt ganha versão inédita em português

Clientes

Coletânea de ensaios de William Hazlitt ganha versão inédita em português

Sep 15, 2021

Estilista consumado, destacou-se como um exímio conhecedor da poesia inglesa, da prosa francesa e das artes plásticas e figurativas

O inglês William Hazlitt (1778-1830) integra o panteão como um dos melhores ensaístas de todos os tempos. “Ao se observar sua trajetória – de estudante de teologia e filosofia a pintor itinerante e, por fim, articulista de alguns dos jornais e magazines mais conceituados da época –, não parece que Hazlitt se pretendesse um inovador do ensaio como forma literária de expressão”, escreve Daniel Lago Monteiro, responsável pela tradução e apresentação da obra. “De fato, ele não o pretendeu, mas o fez.” Agora, a ausência quase completa de seus textos em língua portuguesa é reparada pela coletânea O prazer da pintura e outros ensaios, lançamento da Editora Unesp.

“A presente seleção, traduzida com esmero, embora focada na crítica das artes, está longe de se resumir a considerações de teor estético”, pontua o pesquisador Pedro Paulo Pimenta, que assina as orelhas da obra. “Observador atento da vida cotidiana da então maior cidade do mundo, Londres, no coração da qual (o Soho) viveu a maior parte da vida, Hazlitt foi capaz de dar ao seu texto uma vibração nervosa similar à das transações cotidianas da metrópole. É como se a fisiologia do autor convergisse com a da vida urbana, em ritmo que alterna o frenético, o reflexivo, o melancólico.”

Sua produção fascinou autores das mais diversas épocas e nacionalidades, chegando a ser livros de cabeceira para Robert Louis Stevenson, Virginia Woolf, Aleksandr Púchkin e Domingo Sarmiento. No Brasil, Vinicius de Moraes, Lúcia Miguel Pereira e Eugênio Gomes foram alguns dos célebres admiradores de sua obra. Com uma combinação peculiar de temas imemoriais com a crônica do dia a dia, a afabilidade e a língua ferina, a prosa poética e a linguagem das ruas, os ensaios de Hazlitt, sempre temperados com sua defesa radical da classe operária, são um dos marcos da literatura moderna.

Como todos os poetas e críticos de sua geração, esse inglês sentira fascínio pela Revolução Francesa de 1789 e sua promessa de emancipação do gênero humano. Ao contrário da maioria deles, nunca se desencantou. E se a revolução não dera certo, era pelo fato de que “o amor pela liberdade é menos forte do que o amor pelo poder, pois o amor pela liberdade é guiado por um instinto menos seguro de alcançar seus objetivos”, escreveu.

“Liberdade é uma luta continua e conjunta. Mas será́ que ela segue um percurso linear, de modo que pudéssemos, por um cálculo matemático, antever um período da história verdadeiramente livre, justo, igualitário, de respeito para com o outro e conhecimento de si próprio? Não. Liberdade é uma ideia, uma abstração. Imaginamos que a sentimos quando estamos no topo de uma montanha, quando praticamos um esporte, quando damos o acabamento a um quadro ou a qualquer atividade manual com a qual estejamos engajados. Mas liberdade também é uma vontade, guiada por um instinto, que mede forças com a vontade de poder. Hazlitt jamais cedeu ao niilismo. No último ensaio que escreveu, pôde com orgulho declarar: ‘Uma vez que sinto uma impressão a sinto ainda mais forte da segunda vez; não tenho a menor intenção de insultar ou descartar meus melhores pensamentos’”, regista Daniel Lago Monteiro. E eis aqui, para o leitor brasileiro, uma seleção de seus melhores pensamentos.

Sobre o autor – William Hazlitt (1778 –1830) foi um escritor inglês, lembrado por seus ensaios humanistas. No início de sua vida, sente-se fortemente inclinado à prática da pintura, carreira da qual abdica para dedicar-se a ensaios críticos como o que intitula esta obra (On the pleasure of painting).

TítuloO prazer da pintura e outros ensaios
Autor: William Hazlitt
Tradução, apresentação e notas: Daniel Lago Monteiro
Número de páginas: 368
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 84,00
ISBN: 978-65-5711-034-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom