Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 08 Clássico de Thomas Hobbes sobre livre arbítrio ganha edição em português

Clientes

Clássico de Thomas Hobbes sobre livre arbítrio ganha edição em português

Aug 22, 2022

Pensador inglês expõe uma das mais ricas e importantes controvérsias da nascente modernidade no século XVII

Se os homens são, no que diz respeito às suas ações, tão determinados quanto o restante dos animais e dos corpos em geral, se não possuem uma faculdade racional pela qual podem se autodeterminar, como assegurar a possibilidade da moralidade e da justiça? Como se poderia imputar um crime a alguém e puni-lo se a ação era necessária? A partir dessas objeções formuladas pelo bispo John Bramhall, desenvolve-se um interessantíssimo embate de posições com o pensador inglês Thomas Hobbes sobre o fundamento da moral e do poder político, a natureza do bem e do mal, do pecado, da punição e da justiça, tanto humana como divina, da lei natural e sua relação com a lei positiva. Os leitores brasileiros podem agora conferir Questões sobre a liberdade, a necessidade e o acaso, clássico de Thomas Hobbes que chega em língua portuguesa pela Editora Unesp.

“No seu ensaio sobre John Bramhall, T. S. Eliot refere-se à querela do clérigo com Thomas Hobbes como uma controvérsia entre duas personalidades fortes e opostas, algo indicativo da situação da filosofia e da teologia da época, e que jamais recebeu a atenção que merecia”, anota, na apresentação, a tradutora Celi Hirata, professora de Filosofia Moderna na Universidade Federal de São Carlos. “Versando sobre a questão clássica da liberdade e da necessidade, além de outros temas essenciais da filosofia, este debate é um precioso documento histórico do confronto entre um religioso, adepto da tradição escolástica, e um filósofo, partidário da ciência moderna nascente. Poucos textos apresentam de maneira tão direta e desenvolvida esse embate que, diferentemente dos famosos diálogos de Giordano Bruno e de Galileu Galilei, envolve dois debatedores reais.”

Como na edição de Bramhall, a obra está organizada em 38 debates numerados, nos quais há: 1) a exposição do texto de Bramhall de 1645; 2) a resposta de Hobbes apresentada em Of Liberty and Necessity; 3) a réplica de Bramhall de 1655; e, por fim, 4) a tréplica de Hobbes com a crítica das posições defendidas por Bramhall, que é a parte propriamente nova da contenda e a mais extensa do texto. Em alguns números (2, 3, 8, 25-38), o texto se inicia com a posição de Hobbes de 1645, pois foi assim que Bramhall retomara a controvérsia em sua Defense.

“Mordaz, como bem nota Leibniz em seu comentário, a querela sobre a liberdade e a necessidade entre Hobbes e Bramhall tem múltiplos horizontes e desdobramentos”, analisa Hirata. “Trata-se de um debate filosófico que adentra questões lógicas, epistemológicas, físicas, morais e teológicas, opondo uma visão predominantemente escolástica sobre a liberdade, a necessidade, a contingência, os atributos divinos, a deliberação, as paixões e as virtudes, o bem e o mal, o pecado, a lei, a justiça e a punição, e uma concepção materialista e mecanicista desses e de outros temas.”

Ademais, como explica a tradutora, Questões sobre a liberdade, a necessidade e o acaso estabelece uma polêmica de teor eclesiástico e político que “tem como pano de fundo a questão da graça e da predestinação, além de outros problemas clericais, como a relação entre o poder temporal e o espiritual, e o fundamento do direito dos bispos, e seus intrincados desdobramentos na turbulenta época da guerra civil inglesa.” O determinismo hobbesiano, com longa e robusta influência na história posterior da filosofia, tem aqui sua exposição mais completa.

Sobre o autor – O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588- 1679) é presença incontornável no debate filosófico mundial desde o século XVII, quando traz à luz suas concepções de homem e de sociedade em obras lapidares como Leviatã (1651) e Do cidadão (1642).

 

TítuloQuestões sobre a liberdade, a necessidade e o acaso
Autor: Thomas Hobbes
Tradução: Celi Hirata
Número de páginas: 511
Formato: 13,7 x 21 cm 
Preço: R$ 94
ISBN: 978-65-5711-092-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom