Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 08 Judith Butler examina injúrias e violações às pessoas dissidentes de gênero

Clientes

Judith Butler examina injúrias e violações às pessoas dissidentes de gênero

Aug 29, 2022

Obra traz um conjunto de textos contundentes e relevantes no debate contemporâneo sobre gênero, sexualidades e outros temas relacionados

Em um momento que o mundo, mas, em especial, o Brasil, experimenta um cenário adverso para mulheres, homossexuais, lésbicas e pessoas trans, com índices de violência gritantes, jogar luz sobre este momento desfavorável colabora sobremaneira para o enfrentamento destes problemas. E é isto que faz a filósofa estadunidense Judith Butler no monumental Desfazendo gênero, lançamento da Editora Unesp. 

“Os ensaios incluídos neste livro representam parte de meu trabalho mais recente sobre gênero e sexualidade, focando na questão do que pode significar desfazer concepções restritivamente normativas da vida sexual e generificada”, sublinha Butler. “No entanto, estes ensaios também são sobre a experiência do vir a se desfazer, no bom e no mau sentido. Algumas vezes, uma concepção normativa de gênero pode desfazer nossa pessoalidade, sabotando nossa capacidade de perseverar em uma vida vivível. Outras vezes, a experiência de uma restrição normativa sendo desfeita pode desfazer a concepção prévia do quem se é, inaugurando, de maneira inesperada, uma concepção relativamente mais nova que tem, como objetivo, uma vivibilidade maior.”

Ao longo dos 11 capítulos, estão presentes interlocuções com os pensadores Gloria Anzaldúa, Jessica Benjamin, Rosi Braidotti, Drucilla Cornell, Anne Fausto-Sterling, Elizabeth Grosz e J. Halberstam, entre outras vozes com as quais Butler compõe uma “sinfonia de textos”. O objetivo central é refletir sobre as formas de segregação a partir de uma perspectiva que “desfaz” o conceito de gênero como único e exclusivo recorte para análise das injúrias e violações a que as chamadas “pessoas dissidentes de gênero” são submetidas.

Desfazendo gênero é um livro decisivo na já extensa obra da filósofa Judith Butler traduzida no Brasil. Reúne um conjunto de textos contundentes, controversos e importantes no debate contemporâneo sobre gênero, sexualidades, formas de família e parentesco, críticas à diferença sexual binária e restritiva às categorias ‘homem’ e ‘mulher’ e aos direitos das pessoas trans, inclusive ou principalmente acerca do acesso aos serviços de saúde”, anota, nas orelhas, a professora do Departamento de Filosofia da UFRJ Carla Rodrigues. Ela foi responsável pela coordenação da equipe que verteu o texto de Butler para o português. Segundo ela, “esse caldo de cultura sobre a inteligibilidade e o reconhecimento começa a se formar na obra de Butler desde o seu início, ainda nos anos 1980, e desemboca aqui como síntese de muitos dos debates provocados por ela.”

O livro oferece, ainda, uma série de notas complementares para contextualizar a obra dentro do percurso teórico da autora e um breve glossário de termos ligados a gênero e sexualidade, cujas transformações apontam para como as mudanças na linguagem fazem parte do percurso de constituição de novos sujeitos políticos. “A conclusão consiste no relato autobiográfico de sua trajetória como pensadora, trazendo à tona uma necessária crítica à definição do que conta como Filosofia e aos mecanismos institucionais que regularmente barram do cânone os temas escolhidos por ela para tornar-se filósofa”, considera Rodrigues.

Sobre a autora - A filósofa estadunidense Judith Butler é Maxine Elliot Professor do Departamento de Literatura Comparada e do Programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, Berkeley, e detém a Hannah Arendt Chair na European Graduate School. Expoente nos debates sobre identidade de gênero e direitos humanos, é autora, entre muitos outros trabalhos, de Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade (1990) e Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo” (1996). Da autora, a Editora Unesp publicou Discurso de ódio: Uma política do performativo em 2021.

 

TítuloDesfazendo gênero
Autor: Judith Butler
Tradução: Aléxia Bretas, Ana Luiza Gussen, Beatriz Zampieri, Gabriel Lisboa Ponciano, Luís Felipe Teixeira, Nathan Teixeira, Petra Bastone e Victor Galdino
Coordenação da tradução: Carla Rodrigues
Número de páginas: 452
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 78
ISBN: 978-65-5711-129-1

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom