Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 08 Oswald de Andrade dispara críticas aos colegas 'passadistas'

Clientes

Oswald de Andrade dispara críticas aos colegas 'passadistas'

Aug 22, 2022

"Em 1920, o escritor Oswald de Andrade, então com 30 anos, tinha um objetivo claro: atuar, por meio de sua escrita, na crítica ao passadismo (ou seja, o parnasianismo, simbolismo e regionalismo que ainda vigoravam na época) e na defesa de uma nova estética, que se consolidaria na Semana de Arte Moderna, dois anos depois.

Oswald de Andrade dispara críticas aos colegas 'passadistas'

O escritor modernista Oswald de Andrade

Às vésperas do centenário da Independência, Oswald figurava em um grupo determinado a promover também uma ruptura artística", anota o editor Ubiratan Brasil, em reportagem publicada pelo Estadão para tratar de Arte do Centenário e outros escritos, lançamento da Editora Unesp, com publicações do autor de O Rei da Vela, grande parte inéditas em livro, organizadas pela pesquisadora Gênese Andrade.

O livro reúne 18 textos escritos por Oswald de Andrade entre 1920 e 1922, publicados no Jornal do Commercio, no Correio Paulistano e na revista A Rajada, além de uma entrevista à Gazeta de Notícias. “A entrevista, concedida em outubro de 1921, no contexto da viagem ao Rio de Janeiro, na companhia de Mário de Andrade e Armando Pamplona, é inédita em livro e praticamente desconhecida, não mencionada nas principais obras sobre o Modernismo ou sobre Oswald de Andrade”, ressalta a organizadora da obra, Gênese Andrade. “O artigo ‘Brecheret’, publicado em 1920 na revista carioca A Rajada, também é desconhecido e foi localizado pelo pesquisador Thiago Gil Virava, que colabora nesta obra com um instigante ensaio sobre as relações entre Brecheret e Oswald antes de 1922. Sobre essa revista, também não há estudos nem muitas informações nas principais publicações sobre o período, nem mesmo naquelas que abordam os periódicos do início do século XX.”

Leia a resenha na íntegra aqui (Estadão, apenas para assinantes) ou aqui (reprodução no jornal Zero Hora, aberto para não assinantes).

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom