Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Diálogos de Francis Wolff com André Comte-Sponville convidam a explorar vida e obra do filósofo francês

Clientes

Diálogos de Francis Wolff com André Comte-Sponville convidam a explorar vida e obra do filósofo francês

Sep 26, 2022

Entrevista em profundidade mostra os vínculos que unem sua visão de mundo a suas concepções estéticas, passando pela antropologia, pela ética e pela política

Manter-se fiel à singularidade e à riqueza da experiência humana, introduzindo nela o máximo de razão possível: essa é uma tarefa primordial da filosofia. A cada livro, por quase trinta anos, Francis Wolff se empenhou em desenvolver uma filosofia no sentido clássico do termo, não se limitando a uma exegese dos clássicos, tampouco demolindo sistemas. Esteve dedicado a empreender uma filosofia que apresentasse uma metafísica, uma teoria do conhecimento, uma definição do ser humano – e todas as suas consequências morais, políticas e estéticas. E é este homem e sua obra que passamos a conhecer em O mundo em primeira pessoa: entrevistas com André Comte-Sponville, lançado pela Editora Unesp.

“Disse muitas vezes, especialmente aos jornalistas que me perguntavam, que considero Francis Wolff o maior filósofo francês vivo”, escreve André Comte-Sponville no prefácio. “Isso não significa que suas ideias tenham se tornado as minhas – admiração, em filosofia, não é o mesmo que aprovação –, mas não conheço, em nossa época e em nosso país, um filósofo cujo pensamento seja mais sólido, mais científico e mais rigoroso do que o seu. Talvez isso cause surpresa, pois ele é pouco conhecido do grande público. Esse descompasso entre a importância de sua obra (largamente reconhecida pelos especialistas) e sua notoriedade (que não vai muito além dos limites da Universidade) é a razão deste livro e o suficiente para justificá-lo.”

Dividido em dez capítulos – cada um correspondente a uma entrevista –, o livro traz um diálogo emocionante, amigável e sincero que convida a explorar a obra de Wolff e seus temas de predileção. Aos leitores, são mostrados os vínculos que unem sua visão de mundo a suas concepções estéticas (a universalidade da música, das imagens e das histórias), passando pela antropologia (o homem, “animal dialógico”), pela ética (a existência da liberdade e a objetividade do bem) e pela política (da democracia ao cosmopolitismo).

O formato de entrevista confere ao discurso filosófico uma naturalidade e uma vivacidade não permitidas em sua apresentação acadêmica. Isso, reforçado pela cumplicidade entre os dois amigos, oferece a oportunidade para que Wolff conte sua história familiar perpassada por medos, exílios, desaparecimentos, num itinerário que atravessou uma das grandes tragédias do século passado – o Holocausto – e mostre como alguém pode se tornar filósofo quando nada no ambiente parental e social predispõe a isso. Tomamos conhecimento dos autores e mestres que o acompanharam nessa jornada intelectual, e temos o privilégio de espiar a “oficina” do filósofo, entrevendo a arquitetura de uma obra pacientemente desenvolvida por seu autor. “[O final] também é ocasião para uma espécie de balanço, provisório ao menos, sobre uma obra sempre em desenvolvimento”, registra Comte-Sponville. “Possam os leitores sentir tanto prazer em descobri-la nas próximas páginas quanto eu senti ao revisitar, graças a Francis, as suas diferentes etapas!”

Sobre o autor – Francis Wolff nasceu em Ivry-sur-Seine, na França, em 1950. É filósofo e professor emérito da École Normale Supérieure de Paris. De 1980 a 1984, lecionou Filosofia Antiga na Universidade de São Paulo. Pela Editora Unesp, publicou Nossa humanidade (2013), Três utopias contemporâneas (2018), Pensar com os antigos Em defesa do universal (ambos em 2021). 

TítuloO mundo em primeira pessoa: entrevistas com André Comte-Sponville
Autor: Francis Wolff
Tradução: Mariana Echalar  
Número de páginas: 398
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 98
ISBN: 978-65-5711-130-7

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom