Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Editoras mostram como fazer o acompanhamento dos trabalhos de edição de livros

Clientes

Editoras mostram como fazer o acompanhamento dos trabalhos de edição de livros

Sep 12, 2022

Inscrições vão até 26 de setembro, às 15h

Um livro finalizado é o resultado de um extenso trabalho de produção editorial composto de diversas etapas: desde o recebimento do texto do autor até o envio do livro para a impressão. Para coordenar essas etapas, é preciso compreender a função e a relevância de cada uma delas, conhecer bem o livro e saber avaliar quais as necessidades de cada projeto, além de buscar soluções e adequações ao contexto de publicação e ao mercado atual. Por isso, em O passo a passo da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro, os alunos terão ‒ ao vivo e a distância ‒ um panorama da produção de um livro ‒ conhecimento necessário tanto para coordenar um projeto como para atuar em etapas específicas. A formação ocorre de 26 a 30 de setembro de 2022, das 19h30 às 21h30.

Assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados, o curso apresentará, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos. Oferecer informações para que seja possível acompanhar um  processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.

Está previsto em seu programa: 

  • Visão geral da produção do livro (passo a passo). Como são as etapas da produção de um livro em um departamento editorial.
  • Organização de cronograma.
  • Apresentação dos diferentes trabalhos com o texto: tradução, edição, preparação de originais, revisão de provas, revisão técnica. A diferença entre eles, o perfil de cada profissional envolvido nas diferentes etapas de texto.
  • Apresentação de outros serviços envolvidos na produção (como índices, checagens, produção de imagens, pesquisa iconográfica, licenciamentos). Como identificar a necessidade de cada serviço e como contratar e avaliar profissionais para cada etapa.
  • Noção geral das especificidades de cada tipo de livro: técnicos, universitários, literários, HQ, didáticos, infantis, juvenis etc.
  • Contratação de colaboradores externos: como encomendar os trabalhos, qual o perfil de cada freelancer envolvido na produção, como acompanhar os serviços.
  • ISBN, ficha catalográfica (como e quando pedir).
  • Textos de aparatos editoriais: orelhas, quarta capa, textos para divulgação. Quando contratar e quais são as características de cada um.
  • O trabalho de outros departamentos dentro de uma editora (e a relação de cada um com o editorial).
  • Relacionamento com freelancers, autores, influenciadores e colegas de editora.
  • Caminhos de entrada para o mercado editorial; dificuldades e pontos fracos do mercado.

Cada aula tem duração de duas horas, perfazendo carga horária de dez horas. O investimento é de R$ 297 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 99 no cartão de crédito ou Pix para inscrições até 26 de setembro, ou no boleto para pagamento até dia 19 de setembro.

Sobre as docentes

Bárbara Prince

É formada em Editoração pela ECA-USP e atua há mais de 10 anos no mercado editorial, tendo trabalhado durante 4 anos como editora na Aleph. Atualmente presta serviços diversos, inclusive como coordenadora de projetos editoriais. Nas horas vagas, participa de projetos independentes de edição de ficção e escreve no blog literário Sem Serifa.

Cristina Yamazaki

É graduada em Editoração pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Atua como editora de texto há mais de 20 anos. Foi sócia da Todotipo Editorial (empresa de serviços editoriais, 2008-2017) e hoje é editora de texto freelancer e coordenadora de projetos editoriais. Pesquisa temas ligados a edição de texto, revisão, legibilidade, formação de editores, editoração.

O passo a passo da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro (EaD ao vivo)

Data: 26 a 30 de setembro de 2022, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 10 horas 
Inscrições até: 26 de setembro, às 15h
Investimento: R$ 297 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 99 no cartão de crédito ou Pix para inscrições até 26 de setembro, ou à vista no boleto para pagamento até dia 19 de setembro.
E-mail: [email protected] 

Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Mais informações sobre a Universidade do Livro estão disponíveis no site: 
www.universidadedolivro.com.br ou pelo e-mail: [email protected].

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom