Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Jair Barboza lança 'O náufrago da existência' na Livraria da Vila da Fradique

Clientes

Jair Barboza lança 'O náufrago da existência' na Livraria da Vila da Fradique

Sep 15, 2022

Texto sustenta que filósofo alemão foi transformado por Machado de Assis numa personagem em forma de caricatura, e a sua filosofia, num objeto de carinhosa paródia

O doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo Jair Barboza lança, o livro O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal, com bate-papo e sessão de autógrafos, na próxima quarta-feira, 21 de setembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila Fradique Coutinho, na Vila Madalena, em São Paulo.

O náufrago da existênciaSobre o livro

Em dado momento de sua aventura pelos sistemas filosóficos, Machado de Assis encontrou e foi magnetizado pelo pensamento de Arthur Schopenhauer. E com tal intensidade que – como mostra Jair Barboza em O náufrago da existência, lançamento da Editora Unesp, – “com ele estabeleceu um diálogo que muito agrada espiritualmente”, afirma o autor, ancorado em recente descoberta bibliográfica e detalhado exame conceitual.

“Machado de Assis e Arthur Schopenhauer. Dois gênios da República das Letras que, através de suas possantes fantasia e erudição, criaram belos e bem irrigados vasos comunicantes entre literatura e filosofia”, explica Barboza. “Com efeito, de um lado, aclimatou Machado de Assis complexos conceitos da filosofia a sua ficção; de outro, transplantou Schopenhauer límpidas cenas da literatura na sua metafísica.”

Jair Barboza defende três teses, nas palavras do professor da Universidade Federal da Bahia Kleverton Bacelar: 1) um autor é a soma daquilo que lê com o que vê através da fantasia; 2) a personagem machadiana Quincas Borba filósofo é uma caricatura de Schopenhauer; 3) a esquisita filosofia de Quincas Borba, o Humanitismo, é uma paródia do pessimismo metafísico de Schopenhauer. “Provocadoras, tais teses, que entrelaçam literatura e filosofia, têm um valor intrínseco para a crítica literária mais habituada a transgredir a clivagem dos gêneros de discurso e causam uma surpresa: sua abordagem ensaística revela um autor marcado, ao mesmo tempo, pela leveza e pela profundidade do ensaio como forma. O criterioso tradutor e preciso comentador de Schopenhauer aparece aqui transfigurado, mas sem perder o rigor”, conclui Bacelar.

Este é um livro destinado não só a quem lê, estuda e pesquisa Machado de Assis e Arthur Schopenhauer, mas também a quem se interessa pela especial intersecção entre literatura e filosofia.  

Serviço - Lançamento de O náufrago da existência na Livraria da Vila da Fradique

Data: 21 de setembro (quarta), das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila – Fradique Coutinho
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena | São Paulo (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom