Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Mario G. Losano e Celso Lafer debatem biografia cultural de Norberto Bobbio em evento on-line

Clientes

Mario G. Losano e Celso Lafer debatem biografia cultural de Norberto Bobbio em evento on-line

Sep 26, 2022

De aluno, Losano passou a assistente e a amigo de Norberto Bobbio, acompanhando-o durante décadas

Apresentando as principais influências que instigaram e inquietaram o pensamento de Norberto Bobbio, e analisando em detalhe seu processo de maturação intelectual, as escolhas e encruzilhadas a que ele foi submetido em sua admirável coerência, Mario G. Losano debate, em live neste sábado, 1º de outubro, às 16h, o legado do filósofo italiano. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Editora Unesp no YouTube.

Ao lado do diplomata Celso Lafer e do diretor executivo do Instituto Norberto Bobbio, Losano fornece uma contribuição decisiva para o entendimento do pensador que inspirou e incomodou incontáveis intelectuais, à esquerda e à direita do espectro político, na Itália e em todo o mundo ocidental.

Participantes

Mario G. Losano

É filósofo do direito, especialista em informática jurídica e brasilianista. É integrante da Accademia delle Scienze di Torino e do Max-Planck-Institut e professor em diversas universidades, sendo professor emérito de Filosofia Jurídica e Informática Jurídica na Università degli Studi del Piemonte Orientale.  

 

 

Celso Lafer

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Ciência Política pela Cornell University, livre-docente em Direito Internacional Público na USP e professor titular de Filosofia do Direito na mesma universidade. Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores, além de diplomata, tendo sido embaixador do Brasil junto à OMC (Organização Mundial do Comércio) e à Organização das Nações Unidas (ONU). 

César Barreira

Doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor executivo do Instituto Norberto Bobbio.

 

Sobre o livro

A história do filósofo do direito Norberto Bobbio (1909-2004) e a história da defesa da democracia na Itália se misturam e interpenetram durante quase todo o século XX. Defensor deum trato democrático e civilizado da política e da jurisprudência, Bobbio foi uma espécie de consciência crítica da Itália recente, e dificilmente se pode aquilatar a dimensão de seu percurso intelectual. Nesse sentido, traçar uma biografia cultural desse pensador italiano é tarefa maiúscula e envolve uma revisitação de parte substantivada história cultural e política italiana– e europeia – recente. Empreitada sobre a qual se debruça o filósofo Mario G. Losano, em Norberto Bobbio: uma biografia cultural, lançamento da Editora Unesp. De aluno, Losano passou a assistente e a amigo de Norberto Bobbio, acompanhando-o durante décadas. Seu ponto de vista privilegiado sobre o pensamento do intelectual é compartilhado com o leitores nesta obra de fôlego.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom