Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Pesquisador analisa situação do negro no campo brasileiro

Clientes

Pesquisador analisa situação do negro no campo brasileiro

Sep 25, 2022

Eduardo Paulon Girardi examina a indissociabilidade entre as questões agrárias e raciais no Brasil

Como a questão agrária afetou e a afeta os negros no campo brasileiro? Para responder à questão, o pesquisador Eduardo Paulon Girardi traz a público A indissociabilidade entre a questão agrária e a questão racial no Brasil: análise da situação do negro no campo a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017, lançamento da Cultura Acadêmica, selo da Fundação Editora da Unesp, disponível para download gratuito.

Para o autor, a indissociabilidade entre racismo e questão agrária ocorre por duas razões. Em primeiro lugar, “pelo fato de que a situação atual de segregação em que se encontram os negros no Brasil, no campo e na cidade, tem origem histórica no racismo, na escravidão e na questão agrária do período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre no país”, pontua. Em segundo, “porque, desde o início tolhidos de um justo acesso à terra e aos meios adequados para explorá-la e submetidos ao racismo sistêmico que caracteriza a sociedade brasileira, os negros ainda hoje continuam em situação de inferioridade socioeconômica em relação aos brancos no campo, o que faz com que a questão racial seja uma importante dimensão da questão agrária contemporânea.”

No capítulo um, Girardi estabelece as bases conceituais sobre o racismo e questões correlatas, assim como apresenta um panorama geral sobre o racismo e suas consequências no Brasil. No seguinte, demonstra a indissociabilidade entre a questão agrária e a questão racial no Brasil e suas consequências, para os negros, das três leis políticas que foram implementadas com base no interesse da elite agrária: a Lei de Terras de 1850, a Lei Áurea e a política de imigração de trabalhadores europeus. Já no terceiro, define a questão agrária como um problema estrutural, apontando os principais momentos históricos em que a elite decidiu não realizar a reforma agrária. No capítulo final, analisa os dados do Censo Agropecuário 2017 e outros que contribuem para explicar a atual situação do negro no campo.

“O autor realiza uma revisão histórica e conceitual indispensável, porque a historiografia brasileira geralmente ignora os perdedores (os ex-escravos) e dá pouca atenção à acomodação deles à nova vida como indivíduos livres”, pontua, na orelha da obra, o professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP) Hervé Théry. “Girardi conta com uma extensa bibliografia internacional e, sobretudo – e isso é muito mais raro na ciência social brasileira –, utiliza como procedimento metodológico principal o mapeamento e a exploração dos dados do Censo Agropecuário 2017, disponibilizados segundo a raça do produtor responsável pelo estabelecimento agropecuário.” A conclusão é que a questão agrária e o racismo combinados expulsaram os negros para as regiões mais pobres do país, restringiram seu acesso à terra e fizeram com que eles tenham os piores indicadores de qualidade de vida e de condições de produção no campo.  

Sobre o autor – Eduardo Paulon Girardi é professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Presidente Prudente, licenciado, bacharel e doutor em Geografia pela mesma instituição. É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (Nera), autor do Atlas da Questão Agrária Brasileira e bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2) do CNPq.  

 

TítuloA indissociabilidade entre a questão agrária e a questão racial no Brasil: análise da situação do negro no campo a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017
Autor: Eduardo Paulon Girardi
Número de páginas: 136
Formato: 13,7 x 21 cm 
Download gratuito
ISBN: 978-65-5954-229-1 (eBook)  

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom