Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 09 Textos de Oswald de Andrade inéditos em livro são lançados em evento on-line nesta quinta

Clientes

Textos de Oswald de Andrade inéditos em livro são lançados em evento on-line nesta quinta

Sep 12, 2022

Arte do Centenário e outros reúne textos nunca antes publicados em livro

A obra Arte do Centenário e outros escritos, com textos inéditos em livro de Oswald de Andrade, e organizado pela pesquisadora Gênese Andrade será lançada num bate-papo on-line na quinta-feira, 15 de setembro, das 19h às 21h, com diversos convidados (confira relação a seguir).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. O link para a sala virtual do Zoom será enviado por e-mail aos inscritos.

O livro reúne dezoito textos escritos por Oswald de Andrade entre 1920 e 1922, publicados no Jornal do Commercio, no Correio Paulistano e na revista A Rajada, e uma entrevista publicada na Gazeta de Notícias – boa parte deles, inédita em livro.

A organizadora da obra, Gênese Andrade, é autora, entre outros, de Pagu/ Oswald/ Segall (Museu Lasar Segall; Imesp, 2009) e Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967 (Oxford Research Encyclopedia of Latin American History, 2019). Organizadora de Oswald de Andrade, Feira das Sextas (Globo, 2004), Modernismos 1922-2022 (Companhia das Letras, 2022) e de Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade (Edusp; IEB, no prelo). Coorganizadora de Un diálogo americano: Modernismo brasileño y vanguardia uruguaya (Universidad de Alicante, 2006) e de Oswald de Andrade, Manifesto Antropófago e outros textos (Companhia das Letras, 2017).

Convidados

Carlos Augusto Calil

Cineasta, ensaísta, crítico e professor na ECA-USP. Com ampla experiência em gestão cultural (Embrafilme, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo), foi secretário Municipal de Cultura de São Paulo, entre 2005 e 2012. É autor e organizador de livros sobre o modernismo no Brasil, como Paulística etc. (2004) e Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira (2012), ambos de Paulo Prado, e A aventura brasileira de Blaise Cendrars (2001), de Alexandre Eulalio. Coorganizador de Me esqueci completamente de mim, sou um Departamento de Cultura (2012), de Mário de Andrade. Foi curador da exposição Morada do Coração Perdido, em cartaz no museu Casa Mário de Andrade e do site respectivo.

 

Jézio Hernani Bomfim Gutierre 

Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. De 2001 a 2015, exerceu a função de editor executivo da Editora Unesp. Desde 2015, responde pelo cargo de diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp e, paralelamente, mantém a função de "publisher" da mesma instituição.

 

Raul Borges Guimarães

Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, possui graduação em Geografia pela PUC-SP, mestrado e doutorado em Geografia Humana pela USP. Desenvolveu programas de pós-doutorado no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), em Bristol (Reino Unido); em 2009, e no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. É livre-docente pela USP e professor titular do Departamento de Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), no câmpus de Presidente Prudente.

 

Thiago Gil Virava

Mestre e doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2012 e 2018). Entre 2011 e 2016, foi colaborador da Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural como pesquisador e redator. É autor dos livros Uma Brecha para o Surrealismo (Alameda, 2015) e Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (Edições Sesc/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no prelo). Colaborou com ensaio para o catálogo da mostra GROUP DYNAMICS - Collectives of the Modernist Period (Lenbachhaus, Munique, 2022). É pesquisador da Fundação Bienal de São Paulo desde 2013 e atualmente ocupa o cargo de coordenador de Pesquisa e Difusão.

 

Realização

cap

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom