Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 11 Debate virtual com especialistas em Rousseau analisa o clássico 'Emílio ou Da educação'

Clientes

Debate virtual com especialistas em Rousseau analisa o clássico 'Emílio ou Da educação'

Nov 07, 2022

Em Emílio, filósofo genebrino lança as bases do que é hoje considerado o primeiro tratado de filosofia da educação do mundo ocidental e que serviu de guia aos revolucionários franceses de 1789

Publicado em 1762, Emílio ou Da educação permanece inclassificável: diferindo tanto dos tratados filosóficos quanto dos manuais de pedagogia – com a possibilidade de ser ainda um romance pedagógico –, tornou-se objeto de diversas leituras, sendo possível considerá-la uma obra aberta. Com essa definição em mente, no dia 17 de novembro (quinta-feira), às 17h, a Editora Unesp organiza um debate on-line para marcar o lançamento desta obra. A transmissão será ao vivo pela página oficial da editora no Facebook e em seu canal no YouTube. Confira os participantes a seguir:

Participantes

Carlota Boto

Professora titular da Faculdade de Educação da USP, diretora da Faculdade de Educação da USP, autora dos livros Instrução pública e projeto civilizador e A escola do homem novo, ambos publicados pela Editora Unesp.

 

 

Thomaz Kawauche

Doutor em Filosofia pela USP, professor visitante da Unifesp entre 2019 e 2021, professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Unifesp, pós-doutorando na Faculdade de Educação da USP, autor do livro Educação e Filosofia no Emílio de Rousseau, publicado pela Editora Unifesp. É o tradutor de Emílio ou Da educação (Unesp).

 

Thiago Vargas

Doutor em Filosofia pela USP e pela Université Paris I – Sorbonne, pesquisador de pós-doutorado da Fapesp junto à USP e ao King's College London, tradutor do volume Fisiocracia - Textos selecionados (Editora Unesp) e autor do livro A filosofia da fisiocracia (Discurso Editorial).

Mais sobre a obra

Este tratado sobre a natureza da educação e a natureza humana é considerado uma das mais importantes obras de Rousseau, e influenciou grandemente os revolucionários franceses na elaboração de um novo sistema de educação nacional. O livro é dividido em cinco partes: as três primeiras são dedicadas à criança Emílio, a quarta à adolescência, e a quinta a esboçar a educação da garota Sofia e à vida doméstica e cívica de Emílio.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom