Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 11 Livro sobre trajetória de fotógrafos italianos no Brasil será lançado no próximo dia 4 no Rio de Janeiro

Clientes

Livro sobre trajetória de fotógrafos italianos no Brasil será lançado no próximo dia 4 no Rio de Janeiro

Nov 01, 2022

Debruçando-se sobre nove importantes nomes da fotografia italiana, obra apresenta – em português, italiano e inglês – o percurso, a importância e o pioneirismo dos amantes da oitava arte

Nesta sexta-feira, 4 de novembro, às 18h, ocorre o lançamento do livro Italianos detrás da câmera - Trajetórias e olhares marcantes no florescer da fotografia no Brasil, publicado pela Editora Unesp em parceria com a Embaixada da Itália e o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil.

O evento acontece no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (4º andar) e conta com a participação do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, da diretora do Istituto Italiano di Cultura Rio, Livia Raponi, do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, do vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, historiador Paulo Knauss e do pesquisador e curador Joaquim Marçal Andrade, organizador, junto com Livia Raponi, do volume.

Sobre o livro

A contribuição da Itália e dos italianos ao campo da fotografia, desde sua gênese remota, nas experimentações de Leonardo da Vinci e Giacomo della Porta, até seu pleno florescimento, foi crucial e ampla. O livro mostra como, no Brasil de meados do século dezenove, tal protagonismo se confirmou e os italianos foram verdadeiros pioneiros da oitava arte.  Engenheiros, exploradores, comerciantes, cineastas, pintores, da Amazônia ao Rio Grande do Sul, da Paraíba ao Rio de Janeiro, da Bahia ao Pantanal, os fotógrafos-migrantes vindos da Itália distinguiram-se pelo talento artístico ímpar e pela qualidade técnica de suas obras. O olhar desses precursores não se circunscreveu apenas ao retrato do mundo novo que então se descortinava, mas participou decisivamente da definição da imagem e da auto-imagem desse país gigantesco e multifacetado.

O livro conta com uma apresentação do embaixador Azzarello e um prefácio do pesquisador Pedro Karp Vasquez, historiador da fotografia; seguem ensaios inéditos dos organizadores e um texto inédito de Vittorio Cappelli, professor da Universidade da Calábria e especialista na história da imigração italiana no Brasil. O caderno de imagens traz, ainda, uma ampla seleção de obras dos nove fotógrafos selecionados, assim como notas biográficas.

A pesquisa conduzida pelos organizadores em função do livro, com o levantamento de material fotográfico inédito, levou à realização da exposição Fotógrafos italianos no florescer da fotografia brasileira, que estará aberta à visitação até 18 de novembro, na galeria do quarto andar do CCBB. Após o lançamento do livro, os organizadores, também curadores da exposição, acompanham os participantes do evento numa visita guiada. Em 28 de novembro, a exposição será inaugurada na Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília.

Participantes

Francesco Azzarello - Embaixador da Itália no Brasil 

Livia Raponi - Diretora do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, é adida cultural junto ao Ministério das Relações Exteriores da Itália desde 2003. Licenciada em Ciências Políticas pela Universidade de Florença e em Mediação linguístico-cultural pela Sapienza de Roma, é doutora em Letras pela USP, tendo desenvolvido pesquisa interdisciplinar sobre Ermanno Stradelli. Com base neste trabalho, foi idealizadora de diversas exposições fotográficas de cunho antropológico apresentadas no Brasil e na Itália, e organizadora do livro A única vida possível. Itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia. Possui ampla experiência de curadoria de exposições de arte e eventos interculturais, desenvolvida no âmbito do seu trabalho de promoção da língua e da cultura italiana.  

Jézio Hernani Bomfim Gutierre - Doutorou-se em Filosofia e exerceu a cátedra de Filosofia da Ciência na Universidade Estadual Paulista. Desde 2000 é responsável pela editoria executiva da Fundação Editora da Unesp e, a partir de 2016, assumiu paralelamente o cargo de diretor-presidente da mesma instituição.

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade - Servidor aposentado da Biblioteca Nacional onde atuou por 42 anos. Coordenou o projeto de resgate das fotografias da coleção “D. Thereza Christina Maria”, doadas pelo imperador d. Pedro II à instituição e hoje inscritas no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco. É professor agregado (licenciado) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.  

Paulo Knauss - Doutor em História, professor do departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde integra a equipe do Laboratório de História Oral e Imagem e desenvolve pesquisas sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual e História, Memória e Patrimônio Cultural. É sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e diretor do museu da instituição, além de membro do Comitê Brasileiro de História da Arte.

Serviço
Lançamento de Italianos detrás da câmera - Trajetórias e olhares marcantes no florescer da fotografia no Brasil

Data: 4 de novembro (sexta-feira), às 18h
Local: Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (4º andar)
EndereçoR. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom