Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2022 12 Escritos de Galeno sobre prática médica e filosofia recebem edição grego-português

Clientes

Escritos de Galeno sobre prática médica e filosofia recebem edição grego-português

Dec 13, 2022

Dirigido originalmente para iniciantes no ofício, obra oferece notável introdução aos princípios fundamentais das escolas de medicina do período helenístico

As contribuições do médico e filósofo romano de origem grega Cláudio Galeno, que viveu entre os séculos II e III d.C., para os fundamentos epistemológicos, físicos e éticos da prática médica e suas relações com as principais tendências filosóficas de sua época influenciaram toda a ciência médica que veio em seguida. A consolidação desse conhecimento se dá em seu escrito Sobre as escolas de medicina para os iniciantes, que chega em edição bilíngue grego-português pela Editora Unesp.

“O ponto de partida de Galeno é a constatação de que, não obstante as vertentes e as teorias médicas de sua época, a medicina, enquanto arte, tem um escopo – que é a saúde – e uma finalidade – que é a posse dessa saúde. Daí ser necessário que os médicos saibam como restaurar a saúde, quando ela não está disponível, e mantê-la, quando está. Isso se faz, desde muitos séculos antes do próprio Galeno, utilizando-se uma série de ferramentas, por exemplo: medicamentos e remédios para recuperar a saúde, e dietas, para conservá-la”, escrevem na apresentação os pesquisadores Rodrigo Pinto de Brito, da UFRRJ, e Sussumo Matsui, da UnB e Universidade de Coimbra, ambos tradutores do texto. “Para essa recuperação ou conservação, inequivocamente o médico precisa conhecer como funcionam essas ferramentas e suas propriedades, bem como o funcionamento das doenças, suas características e seus sintomas. Ou seja, requer-se o conhecimento tanto daquilo que de modo geral diz respeito à saúde, quanto daquilo que diz respeito ao seu oposto: a doença.”

Ao longo deste texto clássico, Galeno oferece um amplo relato sobre as epistemologias e as metodologias das escolas Empirista e Racionalista, mostrando suas divergências e convergências, frequentemente recorrendo a exemplos e à história dessas escolas. Além disso, acrescenta uma apresentação e invectiva contra uma terceira escola, a Metódica, dando voz aos ataques empiristas e racionalistas direcionados a ela.

“A publicação de Sobre as escolas de medicina para os iniciantes, em tradução primorosa de Rodrigo Pinto de Brito e Sussumo Matsui, dá continuidade aos esforços da Editora Unesp para suprir uma grave lacuna na bibliografia dos estudos clássicos em língua portuguesa, disponibilizando aos leitores mais uma obra da tradição, ainda pouco estudada entre nós, dos médicos filósofos, ou dos filósofos médicos, entre os quais se incluem Hipócrates de Cós e Sexto Empírico – este com três obras já publicadas pela casa (Contra os retóricosContra os gramáticosContra os astrólogos)”, registra nas orelhas o pesquisador Rafael Huguenin. “A presente tradução traz também uma esclarecedora ‘Apresentação’, além de comentários explicativos bem detalhados sobre diversos aspectos do texto, sendo, portanto, um título indispensável em qualquer biblioteca.”  

Sobre o autor 

Cláudio Galeno (129-216 d.C.), mais conhecido como Galeno de Pérgamo, foi um proeminente médico e filósofo romano de origem grega, e provavelmente o mais talentoso médico investigativo do período romano.    

Imagem: Litografia de Pierre Roche Vigneron/Wikipédia

 

TítuloSobre as escolas de medicina para os iniciantes
Autor: Cláudio Galeno
Tradução, apresentação e comentários: Rodrigo Pinto de Brito, Sussumo Matsui
Revisão técnica: Carol Martins da Rocha
Número de páginas: 115
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-65-5711-122-2

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom