Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2023 01 Introdução à dialética, de Theodor W. Adorno, chega ao público lusófono

Clientes

Introdução à dialética, de Theodor W. Adorno, chega ao público lusófono

Jan 02, 2023

Partindo de uma apropriação crítica do legado hegeliano, filósofo alemão explicita a relevância da dialética para a crítica da sociedade

Dialética é uma orientação na filosofia cujas motivações se entrelaçam com a própria origem do pensamento ocidental. A amplitude de seus temas e estratégias vem abrangendo tanto questões de ontologia e teoria do conhecimento quanto também, mais recentemente, discussões sobre as ciências humanas e a teoria crítica da sociedade. Pois é a defesa desta ideia que Theodor Adorno propõe nesta Introdução à dialética, que ganha edição em português pela Editora Unesp e se soma a outras 15 obras já publicadas pela coleção dedicada ao pensador alemão.

“A presente tradução de Introdução à dialética disponibiliza ao público lusófono o texto correspondente ao curso lecionado por Adorno sobre o tema no semestre de verão de 1958, na Universidade de Frankfurt”, registra na apresentação o tradutor do texto, pesquisador Erick Calheiros de Lima. “Penso que tanto estudantes quanto pesquisadores poderão se beneficiar das discussões propostas por estas aulas, ainda mais porque se trata de um texto que expande o material bibliográfico disponível em língua portuguesa sobre a concepção de dialética em Adorno – tema fundamental para uma compreensão mais proveitosa da sua ampla, múltipla, instigante e sempre atual contribuição ao pensamento contemporâneo, em áreas tão diversas como metafísica, teoria literária, sociologia, psicologia, filosofia prática, filosofia da história, filosofia da música e estética.”

Partindo de uma apropriação crítica do legado hegeliano, Adorno procura não apenas revelar o que a dialética tem a dizer sobre as principais questões metafísicas e epistemológicas – discutidas desde a Antiguidade e ainda cruciais para diversas correntes teóricas –, mas sobretudo explicitar sua inesgotável relevância para a crítica da sociedade contemporânea. “O conceito de dialética, do qual vocês deverão aqui tomar conhecimento, não tem nada a ver com a difundida noção de um pensar apartado das coisas e que se desdobra em meros artifícios conceituais”, escreve Adorno nos apontamentos para a primeira aula. “Já no momento da história da filosofia em que surgiu a noção de dialética, com Platão, pretendia-se com ela justamente o contrário disso, a saber: uma disciplina para o pensar que deveria impedir que ele se tornasse vítima de manipulações sofísticas.”  

“Desenvolvidas em fala mais livre, as reflexões teóricas de Adorno aqui são, em regra, mais facilmente acessíveis do que discussões similares, constantes em seus escritos sobre Hegel ou na Dialética negativa”, anota Christoph Ziermann, organizador da edição alemã publicada pela editora Suhrkamp, em 2010. “Assim, as presentes aulas se deixam ler seguramente como uma propedêutica a essas obras. Ao apresentar passagens específicas de Hegel, interpretando-as pormenorizadamente, Adorno logra tornar compreensíveis figuras centrais da dialética, tais como o ‘movimento do conceito’, ou o significado da negação determinada e da noção dialética de contradição.” Uma riqueza e tanto a ser explorada ainda no século XXI.  

Sobre o autor – Theodor W. Adorno (1903-1969) foi um filósofo alemão e um dos principais teóricos da cultura. Fez parte da corrente conhecida como Escola de Frankfurt, ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jürgen Habermas. De sua autoria, a Editora Unesp já publicou outros 15 títulos, pela Coleção Adorno.

Título: Introdução à dialética
Autor: Theodor W. Adorno
Tradução e apresentação: Erick Calheiros de Lima
Número de páginas: 520
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 88
ISBN: 978-65-5711-134-5

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom