Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 08 Debate entre Chartier e Bourdieu contrapõe os papéis do sociólogo e do historiador

Clientes

Debate entre Chartier e Bourdieu contrapõe os papéis do sociólogo e do historiador

Aug 23, 2011

Em 1988, o historiador Roger Chartier recebeu o sociólogo Pierre Bourdieu na France Culture, estação de rádio que integra a rede pública Radio France, para uma série de cinco entrevistas concedidas ao programa À voix nue. O conteúdo desse polêmico debate, restituído em seu contexto intelectual e político, é reproduzido integralmente no livro 'O sociólogo e o historiador', lançado pela Autêntica Editora.

O encontro de dois dos maiores pensadores franceses e mundiais em suas respectivas áreas ofereceu aos ouvintes um diálogo repleto de reflexões acerca das duas disciplinas, das diferenças entre elas e dos papéis de cada uma na sociedade naquele determinado contexto histórico. Mais do que um simples confronto de ideias e teorias entre o historiador e o sociólogo, o bate-papo tocou em questões fundamentais dos estudos de Bourdieu debatidas até os dias atuais, tais como sua definição de ciência, habitus e campo e as relações entre estruturas e indivíduo.

Para Chartier, esse diálogo serviu, fundamentalmente, para revelar um Pierre Bourdieu jovial e bem-humorado, disposto a dialogar sobre abordagens temáticas diferentes da sua. “O mérito deste livro, creio, consiste em captar – a partir da vivacidade da interlocução –, sua maneira de pensar, liberando-a dos rótulos que, às vezes, a encobrem, seja a autoridade magistral conferida pela cátedra do Collège de France, ou os combates polêmicos do sociólogo envolvido nos conflitos de seu tempo”, declara o historiador.

A obra integra a coleção Ensaio Geral, que também já publicou, de Chartier, A história ou a leitura do tempo, que reflete sobre as interrogações que permeiam, hoje em dia, a escritura da história, abordando a tensão entre a forma retórica e a narrativa da história.

Sobre os autoresPierre Bourdieu nasceu em 1930 no vilarejo de Denguin, sudoeste da França. Em 1951 ingressou na Faculdade de Letras, em Paris, e na Escola Normal Superior. Três anos depois, graduou-se em Filosofia. Mais tarde, filiou-se ao Centro Europeu de Sociologia, instituição da qual se tornou secretário-geral. Publicou mais de 300 títulos, entre livros e artigos. Tornou-se célebre por seus estudos na área da sociologia da cultura e da educação. Falecido em 2002, foi um dos mais influentes sociólogos franceses. Roger Chartier, francês de Lyon, é um dos mais importantes pensadores da história cultural, especialmente da história do livro e da leitura. É professor titular da cadeira de Escrita e Cultura da Europa Moderna no Collège de France desde 2007. Atua como professor convidado em diversas universidades pelo mundo, incluindo a Universidade da Pensilvânia, e viaja pelo mundo ministrando palestras. É membro, entre outros, dos conselhos editoriais da Revue de Synthèse (Paris), e da revista Mana: Estudos de Antropologia Social (Rio de Janeiro). Diversos de seus livros estão publicados no Brasil.

Título: O sociólogo e o historiador
Autores: Roger Chartier e Pierre Bourdieu
Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira
Número de páginas: 136
Formato: 13 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7526-484-3
Coleção: Ensaio Geral

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom