Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 08 Jurista e professor da Universidade de Paris discute homossexualidade e homofobia

Clientes

Jurista e professor da Universidade de Paris discute homossexualidade e homofobia

Aug 05, 2011

Qual a origem da postura discriminatória e de hostilidade contra os homossexuais? Quais suas relações com outras formas de estigmatização e de discriminação? De que modo e a partir de quais discursos foi construída tanto a supremacia heterossexual quanto a desvalorização correlata da homossexualidade? Estes são alguns dos questionamentos levantados pelo jurista Daniel Borrillo em Homofobia - História e crítica de um preconceito, publicado pela Autêntica Editora.

A obra, com tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira, tem como objetivo fornecer alguns elementos de reflexão a propósito de um fato cuja problematização elabora-se atualmente: a homofobia - um fenômeno complexo e variado que pode ser percebido nas piadas vulgares que ridicularizam o indivíduo efeminado, podendo, muitas vezes, assumir formas mais brutais, chegando até a vontade de extermínio.

Segundo Borrillo, do mesmo modo que a xenofobia, o racismo ou o antissemitismo, a homofobia é uma manifestação arbitrária que consiste em designar o outro como contrário, inferior ou anormal por sua diferença irredutível. Para o autor, independentemente de se tratar de uma escolha de vida sexual ou de uma questão de característica estrutural do desejo erótico por pessoas do mesmo sexo, a homossexualidade deve ser considerada como uma forma de sexualidade tão legítima quanto a heterossexualidade.

Ele também argumenta que a recente preocupação com a hostilidade contra os gays e lésbicas modifica a maneira como a questão havia sido problematizada até aqui: em vez de se dedicar ao estudo do comportamento homossexual, tratado no passado como desviante, a atenção fixa-se, daqui em diante, nas razões que levaram a atribuir tal qualificativo a essa forma de sexualidade.

Os exemplos pontuais extraídos da história e citados no livro têm a única finalidade de ilustrar uma demonstração teórica, sem qualquer pretensão a um estudo exaustivo. Em vez de uma pesquisa sociológica, análise psicológica ou ensaio jurídico, esta obra apresenta o balanço atual sobre a questão da homofobia.

Sobre o autor - Daniel Borrillo, argentino radicado na França, é diplomado em Jurisprudência pela Universidade de Buenos Aires e professor de Direito na Universidade de Paris X - Nanterre, além de pesquisador associado do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica). Especialista em reputação internacional sobre as questões jurídicas associadas à discriminação, aos direitos das minorias e aos gender studies.

Título: Homofobia - História e crítica de um preconceito
Autor: Danilo Borrillo
Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira
Número de páginas: 144
Formato: 13 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7526-456-0

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom