Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 10 Amante e especialista em whisky partilha toda sua experiência com os apreciadores da bebida

Clientes

Amante e especialista em whisky partilha toda sua experiência com os apreciadores da bebida

Oct 17, 2011

Grão, água e fermento. Três ingredientes essenciais para a fabricação de um bom whisky. Pode ser um 'single malt', produzido a partir da cevada e sem nenhum tipo de mistura, ou um 'blend', criado pela combinação de whiskies produzidos com os mais diversos grãos, sejam eles escoceses, irlandeses, americanos ou japoneses. Todos possuem uma história, características próprias e apreciadores típicos. É esse “maravilhoso mundo do whisky” o que Helen Arthur apresenta em 'Whisky de A a Y: o guia perfeito para um bom apreciador', lançamento da Editora Gutenberg.

Amante do whisky, como ela mesma se define, Helen organiza em ordem alfabética tudo o que o apreciador precisa saber sobre a Aquavitae (“água da vida” em latim), como a bebida era conhecida. Descreve desde a primeira fabricação registrada, o começo de sua tributação, os altos e baixos de sua produção e as sanções de leis secas, até chegar à atualidade, traçando um panorama histórico do destilado tanto na Escócia como em outros países.

Como trabalhou por mais de 25 anos para grandes marcas da indústria do whisky, Helen relata em detalhe o processo de fabricação e degustação dos principais fabricantes ao redor globo, indicando a forma correta de utilizar os sentidos para apreciar as cores, viscosidades, sabores, aromas e texturas de cada tipo. Além da lição de história e das dicas sobre os sigle malts e os blends, a obra também conta com um guia sobre os principais fabricantes destas bebidas, com a descrição completa de seus destilados.

Muita coisa no mundo mudou desde que Helen Arthur escreveu seu primeiro livro, O guia do whisky de malte, em 1996. Companhias fecharam, outras se juntaram e, algumas, até tiraram a poeira das máquinas e fizeram novas aquisições. Novas marcas surgiram por todo o mundo. Por isso ela escreve este novo guia: para atualizar quem tem paixão por descobrir mais a respeito da história da bebida e das pessoas que a produzem.

Como "degustação" da obra, confira o que a autora fala sobre algumas das marcas conhecidas do público brasileiro, como o Chivas Regal e o Johnnie Walker Red Label, ou de outras ainda pouco familiares, como o japonês Hibiki ou o americano Jim Beam.
 
Sobre a autora
– Helen Arthur é a autora de O guia do whisky de malte (Livros e Livros, 1997), um dos livros sobre whisky mais vendidos no mundo, e de Whisky – Water of Life (sem edição em português), considerado o Melhor Livro sobre Bebidas no Prêmio Mundial de 2000. Ela também escreveu Whisky Jottings, com Caroline Dewar, e Single Malt Whisky (ambos sem edição em português). Contratada pela Allied Distillers, escreveu A Teacher’s Tale, em comemoração ao 175º aniversário do Teacher’s Highland Cream em 2005.

Título: Whisky de A a Y: o guia perfeito para um bom apreciador
Autora: Helen Arthur
Tradução: Daniel Veloso
Número de páginas: 160
Formato: 15 x 23 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-89239-44-8

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica  O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom