Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 10 Antonio Barreto mergulha nos enigmas da natureza e da linguagem em obra que traz referências da poesia concreta

Clientes

Antonio Barreto mergulha nos enigmas da natureza e da linguagem em obra que traz referências da poesia concreta

Oct 11, 2011

Ler os 40 poemas de 'Vagalovnis', obra do premiado escritor Antonio Barreto, com ilustrações de Diogo Droschi, é se aventurar entre palavras e formas em movimento. É encontrar nos neologismos, nas composições e nas colagens a intensidade e o mistério que envolvem o mundo. É ver vagalumes, “sapalumes” e “desestrelas de pedra-pomes”. Este lançamento da Autêntica Editora entrelaça, por um lado, os sentidos das palavras vagar, contemplar, e, por outro, as intrigantes manifestações da natureza, como as nuvens de pequenos objetos voadores não-identificados (ovnis) se reúnem para pisca-piscar à noite, em vales enluarados.

Flertando com a poesia concreta, a obra condensa uma experiência vivida por Barreto num anoitecer, quando descia a Serra da Moeda, em Minas Gerais. No vale, avistou uma luz imensa, intensa e esverdeada. “Parecia um tapete coberto de estrelas vivas”, conta. “Desci correndo a serra. Quando cheguei, tudo havia desaparecido”, lembra ele, que ficou apenas com a sinfonia dos grilos, das rãs, das corujas e de outros pássaros noturnos.

O papel quadriculado no qual os poemas são escritos parece orientar as palavras em seu espaço, evocando um diálogo entre o texto e as inusitadas imagens. “Me muni de antigos livros de astronomia, biologia, posters de filmes de ficção científica, papéis coloridos, tesoura, cola, tinta e até uma velha máquina de escrever, já há tempos esquecida”, afirma Diogo Droschi. O resultado do enigmático diálogo verbal-visual é uma publicação extremamente original, capaz de encantar leitores de todas as idades.

Sobre o autor dos textos – Antonio Barreto nasceu em 1954, em Passos (MG). Depois, mudou-se para Belo Horizonte, onde estudou História, Letras e, por artes de sobrevivência, acabou se tornando projetista de Engenharia Civil. Nessa profissão, ajudou a construir edifícios, pontes, estradas e ferrovias no Brasil e no exterior. Há alguns anos, resolveu dedicar-se à literatura. Começou a escrever poemas, contos, romances, novelas, crônicas e literatura infantil e juvenil. Livros que lhe valeram prêmios importantes. Também gosta de desenhar, fazer colagens e experiências visuais com palavras e imagens.

Sobre o autor das ilustrações – Diogo Droschi nasceu em 1983, em Belo Horizonte (MG), onde se formou em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) e onde conheceu suas grandes paixões: a tipografia, a ilustração e o design editorial. 

Título: Vagalovnis 
Texto: Antonio Barreto
Ilustrações: Diogo Droschi
Número de páginas: 56
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 32,00
Indicação: a partir de 12 anos
ISBN: 978-85-7526-527-7

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322 

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom