Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 10 Grupo de escritores mineiros lança antologia Coletivo 21

Clientes

Grupo de escritores mineiros lança antologia Coletivo 21

Oct 05, 2011

Criado em maio deste ano, como um fórum para a troca de ideias e a organização de iniciativas para dar visibilidade aos escritores e suas obras, o grupo Coletivo 21 lança agora o resultado de sua primeira ação: um livro homônimo com a reunião de 33 textos, em prosa e verso, publicado pela Autêntica Editora. 'Coletivo 21' é uma antologia com uma proposta diferenciada: um mosaico de contos, crônicas, versos e aforismos, trechos de romance e biografia, além de um texto visual. Dela participam alguns dos principais escritores da atualidade e novos nomes do cenário literário, integrantes do Coletivo 21, que apresentam sua visão particular sobre os mais variados temas.

A orelha é assinada pelo escritor Luiz Ruffato e a apresentação é feita pela escritora Vivina de Assis Viana. Segundo o jornalista e escritor Adriano Macedo, organizador da antologia e coordenador do grupo Coletivo 21, "a antologia é uma espécie de cartão de visita do grupo, uma vitrine para mostrar ao leitor que os escritores perpetuam, em Minas Gerais, a tradição do fazer literário, sem a presunção de buscar um padrão estético ou de tentar compreender o momento literário", explica. 

"Coletivo 21, título mais sintomático que simbólico, carimba as intenções de um grupo de escritores que pretende analisar, discutir e, se possível, apreender – com sensatez e sensibilidade –, dentro e fora dos livros, a insensatez e a insensibilidade que, nos últimos tempos, povoam certos segmentos político/artísticos da sociedade, sobretudo no que se refere à literatura do século 21", comenta Vivina no prefácio.

Já Luiz Ruffato afirma, na orelha do livro: "esta antologia vem responder, entusiasticamente, que a literatura mineira está mais viva que nunca. O leitor encontrará juntos 23 autores (vários deles já bastante conhecidos nacionalmente), que oferecem o melhor de sua produção em contos, que vão dos curtíssimos aos mais longos (Caio Junqueira Maciel, Neusa Sorrenti, Adriano Macedo, Carlos Herculano Lopes, Duílio Gomes, Luis Giffoni, Ronald Claver, Malluh Praxedes, Branca Maria de Paula, Francisco de Morais Mendes, Jaime Prado Gouvêa, Jeter Neves, Jorge Fernando dos Santos, Ronaldo Guimarães, Ronaldo Simões Coelho e Sergio Fantini), trecho de romance (André Rubião), poemas (Antonio Barreto, Dagmar Braga e Olavo Romano), trecho de biografia (Cristina Agostinho), aforismos (Leo Cunha) e até mesmo em um devaneio gráfico (Cláudio Martins). Ao final da leitura fica a constatação: a tradição de Minas Gerais como sinônimo de literatura de boa qualidade está mantida!". 

Grupo de autores mineiros Coletivo 21O Coletivo 21 é formado por autores que, juntos, têm mais de 300 títulos publicados nos mais variados gêneros literários, muitos deles premiados e reconhecidos no Brasil e no exterior. O primeiro livro do grupo é dedicado ao escritor Cunha de Leiradella, "português mineiro adotivo, companheiro dos coletivos", e Alécio Cunha, poeta, jornalista, "amigo dos amigos". 

O grupo também criou o site www.coletivo21.com.br, que contém informações sobre o Coletivo 21 e seus integrantes, além de um blog com a publicação de textos variados. 

Título: Coletivo 21
Organizador: Adriano Macedo
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 128
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7526-570-3

Mais informações sobre os livros publicados pela Autêntica Editora estão disponíveis no site: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions


Logo Grupo Editorial Autêntica  O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom