Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 12 Jacques Tardi mostra em quadrinhos o horror dos campos de batalha durante a Primeira Guerra Mundial

Clientes

Jacques Tardi mostra em quadrinhos o horror dos campos de batalha durante a Primeira Guerra Mundial

Dec 05, 2011

No ambiente hostil da Primeira Grande Guerra, alemães, ingleses e franceses passam por situações desumanas no 'front'. Suas casas agora são as trincheiras, os soldados vivem na lama e “o mais impressionante é que ainda há vestígio de vida no fundo dos buracos, apesar de tantas ogivas serem lançadas todos os dias sobre tão pouco terreno”. Lançado no Brasil pela Editora Nemo, 'Era a guerra de trincheiras', do mestre francês Jacques Tardi, mostra com realismo estes momentos pouco registrados nos livros de História, num clamor contra o horror da guerra – qualquer guerra.

Baseado em extensa bibliografia e filmografia (que vai desde Charles Chaplin até Ernest Hemingway), Tardi conta ainda com ajuda de seu documentarista, Jean-Pierre Verney, com quem mantinha longas conversas telefônicas quase todos os dias para a elaboração detalhada de cada quadro. Sua intenção não é contar uma história cheia de heróis e aventuras, e sim ilustrar um momento doloroso e traumático dos homens, num “grito gigantesco de agonia”, como afirma na apresentação do álbum.

Influenciado pelos relatos do avô, Tardi usa esse álbum como uma forma de denúncia pelas circunstâncias deploráveis em que se encontravam os combatentes, por meio de relatos de testemunhas que ele buscou por conta própria. As histórias mostram acontecimentos, reflexões e até mesmo paranoias causadas pelos horrores presenciados. Uma delas fala sobre Gaspard, um soldado que caçava ratos. Uma noite teve seu abrigo inundado, mas conseguiu fugir. Quando foi encontrado, estava quase irreconhecível por conta do irônico destino que lhe foi reservado.

A tristeza, o medo da morte iminente, a saudade da família e a vontade de voltar para casa são só alguns dos temas trabalhados nessa obra ganhadora do conceituado Eisner Award (melhor trabalho baseado em fatos reais e melhor publicação americana de material estrangeiro), entre outros prêmios.

O traço marcante de Tardi pode agora ser conferido na versão brasileira, com tradução de Ana Ban, que chega ao Brasil com capa dura, no formato 22,5 x 29,5 cm, com 128 páginas ilustradas em preto, branco e tons de cinza.

Clique aqui para download da capa e das páginas iniciais do álbum em alta resolução.

Sobre o autor - Jacques Tardi nasceu na França em 1946 e começou sua carreira como quadrinista no final da década de 1960. Tardi tem produzido vários quadrinhos e graphic novels anti-guerra, focando principalmente o trauma coletivo europeu da Primeira Guerra Mundial, como este excelente Era a guerra de trincheiras.

Título: Era a guerra de trincheiras 
Autor e ilustrador: Jacques Tardi
Tradução: Ana Ban
Número de páginas: 128
Formato: 22,5 x 29,5 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-64823-07-5

Mais informações sobre as publicações da Editora Nemo estão disponíveis no site: www.editoranemo.com.br e nas redes sociais: Twitter – @editoranemo e Facebook – www.facebook.com/editora.nemo

Document Actions

Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom