Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Aventura leva menina a descobrir o prazer que o sabor dos alimentos oferece

Clientes

Aventura leva menina a descobrir o prazer que o sabor dos alimentos oferece

Jan 03, 2012

Como acontece com muitas crianças, Emília gostava de tudo, menos de comer. Tão magrinha, preocupava os pais. Mas a menina não sentia o gosto de nada e não via graça em nenhuma comida, nem doce nem salgada. Até que um dia, tudo muda: Emília vive uma aventura que a faz descobrir o prazer que se pode encontrar no sabor dos alimentos. Essa é a história que Graça Ramos conta em 'Casa do sabor', seu mais novo título para crianças, publicado pela Autêntica Editora.

De maneira poética e fazendo alusão a termos indígenas, o livro narra o momento em que a personagem, cujo nome é uma homenagem à boneca falante de Monteiro Lobato, fica presa em uma árvore e sem forças para sair. Passam as horas e ninguém a encontra. Forçada pelo incidente, pela primeira vez sente fome e sede; e, imitando um beija-flor, se alimenta do que a natureza lhe oferece naquele momento: frutas, muitas frutas. A garota de cabelos cor de manga, que antes não comia, experimenta então um enorme prazer em degustar cada uma. Come tanto que engorda e começa a pesar, fazendo com que os galhos baixem e ela possa sair dali.

Texto simples, fluente, bem coloquial, com uma abordagem metafórica original da descoberta do prazer que o alimento pode promover e da riqueza e generosidade da natureza, que nos oferece uma grande e maravilhosa variedade de frutas comestíveis

As exóticas ilustrações do artista plástico Galeno lembram desenhos feitos por crianças e deixam a história ainda mais especial. O formato pouco comum do livro, na horizontal e abrindo de baixo para cima, proporciona ao pequeno leitor uma outra experiência prazerosa: o perfeito diálogo entre palavras, imagens e cores. 

Sobre a autora – Graça Ramos nasceu em Parnaíba (Piauí) e mudou-se ainda pequena para Brasília. E estranhou muito a diferença de paisagem, pois saiu do mar para o cerrado, deixando as areias brancas e douradas para brincar na terra vermelha. Desde cedo, foi uma leitora muito atenta de livros infantis. Jornalista, mestre em literatura brasileira e doutora em História da Arte, gosta de observar como o texto escrito e as imagens ajudam a contar histórias que envolvem e surpreendem leitores de todas as idades. Além de escrever livros para crianças, é autora de obras que tratam de arte e literatura, destinadas a adultos. Pela Autêntica Editora, publicou também Vamos voar as trancinhas? e A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual – este último, na série Conversas com o professor.

Sobre o ilustrador – Galeno também nasceu no Delta do Parnaíba. É pintor conhecido pelo domínio da cor. Suas pinturas exploram vermelhos, azuis, verdes, amarelos e demais cores com forte intensidade. E apresentam objetos resgatados da memória da infância passada entre pipas, carretéis, linhas e anzóis. Nessa mistura de tons e formas, constrói uma geometria lírica que brinca no espaço. Desde criança, vive em Brazilândia, bairro de Brasília, cidade que seu pai ajudou a construir. Tem quadros espalhados por muitos países e é autor do painel instalado na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, que substituiu um mural assinado pelo importante artista modernista Alfredo Volpi.

Título: Casa do sabor
Autora: Graça Ramos
Ilustração: Galeno
Páginas: 16
Formato: 27 x 29 cm
Editora: Autêntica
Faixa etária:  a partir de 7 anos
ISBN: 978-85-7526-526-0

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions


Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom