Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Menina Lu e sua turminha contam a história da língua portuguesa falada no Brasil

Clientes

Menina Lu e sua turminha contam a história da língua portuguesa falada no Brasil

Jan 16, 2012

Jovem, curiosa, apaixonada por livros, a menina Lu vasculha a história da nossa língua e, junto com sua turma de amigos, compartilha com os leitores interessantes descobertas – como, por exemplo, a de que a língua é um sistema dinâmico e em constante mudança. Isso acontece em 'Desenrolando a língua – origens e histórias da língua portuguesa falada no Brasil', da escritora Anna Ly, ilustrado por Diogo Droschi, lançamento infantil da Autêntica Editora.

Oriunda do português de Portugal, do tupi-guarani e de línguas africanas, a língua falada no Brasil adquire diferentes sotaques e incorpora elementos de outros idiomas até alcançar o estágio presente, com suas expressões idiomáticas, suas gírias, suas peculiaridades.

Para contar essa história, a autora mineira brinca não somente com as palavras, mas também com os sons, recorrendo a poemas, canções e ditados populares, amostras da oralidade, sons onomatopaicos. Traz exemplos do tupi-guarani, como jacaré, jabuticaba, maracujá, guri e carioca, para criar um poema cantado. Faz música com o português de Portugal e com o nagô, língua de origem africana. Resgata a origem das línguas neolatinas, mostrando como os romanos invadiram quase toda a Europa, inclusive Portugal, e difundiram entre os povos o latim, idioma que deu origem também ao espanhol, ao italiano e ao francês, cujas influências alcançaram o Brasil em palavras como churrasco, farol, lasanha, polenta, bombom, filé e abajur. Mostra  a influência que o grego e vários outros idiomas tiveram em nossa língua.

Com ilustrações que misturam recursos físicos como lápis de cor, colagens com papéis coloridos, tinta e pincel e digitais (Photoshop), a obra exibe riqueza gráfica e textual e, ao mesmo tempo, mantém um diálogo acessível com crianças e jovens, sem se perder em minúcias e detalhismos teóricos. Desenrolando a língua conta, de forma lúdica e divertida, aspectos interessantes da língua falada no Brasil. Com isso, amplia-se o acesso das crianças às raízes de sua língua e de sua cultura musical, projetadas no cenário contemporâneo do século XXI.

Sobre a autora - Anna Ly nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou desde cedo seus estudos em piano clássico. Na adolescência, encantou-se com o teatro. Atuou como atriz enquanto lapidava sua técnica como baixista e tecladista. Multi-instrumentista, cantora e compositora, Ana Ly é também educadora.

Sobre o ilustrador - Diogo Droschi nasceu em Belo Horizonte, em 1983. Formado em Design Gráfico pela UEMG e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da UFMG, trabalhou como designer gráfico e ilustrador para agências de publicidade e design e para editoras. Para Autêntica Editora, já ilustrou livros como Histórias daqui e d'acolá e Vagalovnis.

Título: Desenrolando a língua – origens e histórias da língua portuguesa falada no Brasil
Autora: Anna Ly
Ilustrador: Diogo Droschi
Número de páginas: 36
Formato: 21 X 24 cm
Preço: R$ 34,00
Indicação: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-7526-583-3
Acompanha: CD com canções cujas letras fazem parte do texto

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom