Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Coletânea oferece diversas leituras para o estudo da História da Educação

Clientes

Coletânea oferece diversas leituras para o estudo da História da Educação

Jan 26, 2012

Ao questionar o ponto de partida dos pesquisadores e sua interpretação de fontes históricas, as educadoras Ana Maria de Oliveira Galvão e Eliane Marta Teixeira propuseram a vários pesquisadores o desafio de criar diversas narrativas a partir da leitura do 'Boletim Vida Escolar', documento publicado entre 1907 e 1908 pelo Grupo Escolar de Lavras e editado por seu então diretor Firmino da Costa. O resultado integra agora o livro 'Boletim Vida Escolar: Uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação no início do século XX', lançamento da Autêntica Editora.

A fonte original se propunha acompanhar a evolução da cidade de Lavras e seu desenvolvimento na educação, registrando os problemas enfrentados pelos funcionários do ensino enquanto surgiam novas formas de exercer a profissão. Firmino da Costa desejava com este documento progressivamente melhorar a base de ensino da cidade para que “cada um deles venha a ser na vida um homem forte, bom, instruído e trabalhador, útil a si, à família e a pátria”, como era apresentado o lema da Escola Normal.

A análise desta publicação se diferencia a cada texto, dando perspectivas distintas, que refletem sobre a importância do Boletim Vida Escolar como fonte para pesquisadores do campo da Educação. O livro se inicia com uma análise do Boletim, e segue com reflexões que percorrem vários campos, como a relação professor/aluno, a vida além da escola, o ensino profissional para complementar a educação do povo e a construção do repertório pedagógico. 

Além de reforçar o valor histórico do Boletim como fonte de pesquisa para a formação do professor, a obra levanta a importante questão de como um mesmo material pode originar diversas interpretações. É também fundamental para os pesquisadores que procuram material que discuta o estudo histórico sobre grupos escolares e sobre a imprensa pedagógica.

Sobre as organizadoras – Ana Maria de Oliveira Galvão é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação. Seus interesses de pesquisas concentram-se nas áreas de história da cultura escrita e de história da educação no Brasil. Eliane Marta Teixeira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Educação também pela UFMG e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fez pós-doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. É professora emérita da UFMG e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/FaE/UFMG). 

Título: Boletim Vida Escolar: Uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação no início do século XX
Organizadoras: Ana Maria de Oliveira Galvão e Eliane Marta Teixeira Lopes
Número de páginas: 144
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-7526-563-5

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica  O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Marina Puzzuoli | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom