Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles

Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles

by Katia Saisi last modified Jan 12, 2012 10:12 AM

É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte: 'Músicas & Musas', de Michael Heatley e Frank Hopkinson. São Paulo: Editora Gutenberg, 2011 (páginas 66 e 67).

Lucy O’Donnell tinha apenas quatro anos quando seu colega do jardim de infância a desenhou rodeada de estrelas e formas variadas e levou a pintura para casa para mostrar aos pais, John e Cynthia. “It’s Lucy in the sky with diamonds” (“É a Lucy no céu com diamantes”), Julian Lennon disse a seu pai, inspirando uma das músicas épicas dos Beatles do álbum Sgt. Pepper’s

Lucy e Julian frequentavam a escola Heath House em Weybridge, Inglaterra. Lennon tinha se mudado para o exclusivo bairro St. George’s Hill para se afastar dos gritos de fãs que assediavam os Beatles em Londres e ter alguma privacidade. Mesmo assim, nem toda criança era deixada na escola em um psicodélico Rolls Royce com motorista. “Éramos duas crianças com muita energia”, disse Lucy. “Ele dizia ‘Anda logo, Lucy’ para conseguir que eu fizesse as coisas. Ele era o menino mais corajoso da escola. Lembro-me dele pulando em uma piscina congelante.”

Inspirado pelo desenho de Julian, Lennon teceu um conto psicodélico sobre a menina com olhos de caleidoscópio sob pés de tangerina e céus de marmelada. Com a polêmica em torno do uso de drogas psicodélicas no mundo da música, os Beatles foram espertos em explicar que a música não era sobre LSD, embora a letra tivesse mesmo características alucinógenas. E, por certo, não era nenhuma surpresa que Julian, filho de dois estudantes de artes, pudesse criar uma obra de arte aos quatro anos de idade.

Na vida real, Lucy não gostava muito da música que ela supostamente havia inspirado: “Não consigo me ligar à música. Eu simplesmente não gosto dela. Não consigo enxergar uma criança correndo por aí com olhos de caleidoscópio. Não faz nenhum sentido”.

O trágico é que a menininha do desenho de Julian Lennon cresceu com um grande amor pelas crianças, mas não podia ter filhos. Ela trabalhou com crianças com necessidades especiais e administrou uma agência de babás especializadas até começar a sofrer de lúpus, uma doença autoimune, quando estava na faixa dos 30 anos.

Lucy casou-se com o namoradinho de infância, Ross Vodden, em 1996. Julian Lennon, que ela só havia encontrado uma vez desde seus tempos de jardim de infância, nos bastidores, depois de um de seus shows solo, mandou felicitações.

Julian, ele mesmo o tema de uma música dos Beatles (“Hey Jude”, de Paul McCartney), teve sua feliz vidinha escolar interrompida logo depois do lançamento do Sgt. Pepper’s. John e Cynthia Lennon se separaram, e o desenho que inspirou seu pai desapareceu, embora se acreditava que ele estivesse com Cynthia.

Lúpus é uma doença com sintomas que variam de moderados a severos. Em 2009, os Vodden estavam em suas primeiras férias em oito anos quando Lucy adoeceu com uma infecção – um sério incidente para alguém sem sistema imunológico. Ela foi hospitalizada em Kings Lynn, mas morreu no dia 29 de setembro.

Lennon e Julian

John Lennon com Julian na época em que ele fez o desenho inspirador.
Não eram todas as crianças que iam para a escola em um Rolls Royce psicodélico.

Para mais informações, entre em contato com [email protected] ou (11) 3774-6463.

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom